Angu Doce ou Batanca ou como salvar uma receita

Angu doce que devia ser Batanca e o que a gente faz quando uma receita dá muito, muito errado?

angu doce

No mesmo livro em que vi a receita da Cocada de Angola também vi uma receita de Batanca. Nunca tinha ouvido falar mas gostei da ideia: era basicamente um angu doce e frito. Só que deu muito errado. Primeiro que a receita só dizia pra fritar mas não explicava se frito por imersão ou não. Fui pra internet pesquisar e, para meu total choque, não achei receita disso. Como assim a internet não tem as respostas gente?

Pra ser detalhista, eu achei uma única receita, num blog, que era exatamente igual, com as mesmas instruções e sem mais nenhum detalhe. Achei alguma menções que apenas comentavam a Batanca como uma broa frita em grelha; pelo menos deu pra descartar a fritura por imersão. Então fui pras experiências e resolvi gravar pra documentar tudo. Logo de início deu pra perceber que  as proporções formam um angu muito mole.  E eu não faço ideia de porque os ingredientes são misturados na ordem específica da receita.

A receita como eu fiz, seguindo as instruções do livro estão logo abaixo, antes da receita de angu doce.

angu doce

Durante as tentativas eu acabei foi chegando em algo muito parecido com o angu doce. E não consegui fritar, nem com óleo, nem sem óleo e nem por imersão. Tentei engrossar a massa cozinhando mais, mas ele começou a queimar antes de secar. Então, pra não perder todo aquele angu, eu desisti. Melhor uma travessa de angu doce do que insistir e perder uma panelada de angu. Transferi a massa para uma travessa e cobri com açúcar com canela pra deixar um pouco mais docinho. Ainda tô matutando se o erro foi meu, na descrição da receita ou nos ingredientes que podem ser diferentes mas com o mesmo nome…

Aqui eu deixo a receita da Batanca e o Angu Doce que a minha avó fazia. É bem simples e serve tanto como lanche quanto como café da manhã. Eu não gosto muito de desistir de uma receita, mas nem sempre a gente consegue acertar e eu odeio jogar comida fora. Então foi importante nesses anos de Cozinha aprender quando eu chego num ponto em que ou eu paro de insistir ou eu vou perder a comida. Aqui, apesar do fracasso da Batanca, foi uma experiência feliz: eu acabei chegando em uma receita antiga de família, extremamente simples e que é meio que uma comida de resistência da região. Eu cresci ouvindo história de que “quando não tinha dinheiro pro pão, era mandioca cozida ou angu no café da manhã”. Angu doce ou salgado, pra mim tem muito mais cara de comida de afeto do que comida de aperto; e gostei de ter a chance de manter essa receita registrada por aqui.

angu doce

Batanca

2 xícaras de fubá
2 Litros de água
3/4 xícara de açúcar
1 pitada de sal
2 ovos

Misture o fubá com a água e leve ao fogo médio mexendo sempre até cozinhar. Retire a panela do fogo e com o fubá ainda quente adicione o açúcar, o sal e os ovos e misture bem. Vá retirando as colheradas e fritando em óleo quente.

Angu Doce

2 xícaras de fubá
1L de água
3/4 xícara de açúcar
pedaços de queijo e canela pra servir

Misture o açúcar com o fubá e acrescente a água aos poucos misturando bem pra dissolver. Leve ao fogo médio mexendo sempre até engrossar formando um creme e o fubá perder o sabor de cru (vale experimentar antes e depois pra aprender a diferença). Retire do fogo e transfira para uma travessa. Se for servir com queijo pique pedaços e misture no angu antes de colocar na travessa. Polvilhe canela por cima e sirva quente ou frio.

—————————-
Em 2017: Batida de Amendoim