Pão Espiral de Halloween – #cozinhadebruxa

Espiral de Halloween num pão de forma colorido mas ainda assim meio macabro e meio assustador, e bem simples de fazer.

pão espiral

O que é uma Espiral de Halloween? Quando a gente busca referências visuais pra esse feriado, sendo comida ou não, uma coisa que aparece muito são espirais nas cores do Halloween: laranja, roxo, preto e, algumas vezes, verde. São cores que lembram abóboras, bruxas, feitiços, coisas assim… E a espiral muitas vezes vira formato de biscoito, cobertura de biscoito, desenho de bolo… Daí a ideia do pão com espirais coloridas quando a gente corta.

Eu escolhi o pão que a gente faz sempre porque ele é mega simples e fica bem fofinho. Também é um pão vegano (se você considerar açúcar refinado vegano), então legal pra quem não pode com lactose também. Daria pra fazer com um pão de massa mais rica, tipo o nosso Pão Simples que lembra um pouco os brioches. E claro, dá pra fazer com qualquer receita de pão que você tiver costume de fazer ou gostar de comer.

Essa receita de pão aliás foi base pra outro pão espiral, o de canela. A receita dele tá nesse link.

pão espiral de halloween

O grande “tchans” dessa versão são as core da massa, e aí fica a seu critério também. Dá pra fazer um pão mega colorido com cores muito saturadas. E dá pra fazer uma versão com cores mais lavadas como eu fiz. A única diferença é a quantidade de corante que você coloca na massa. E falando nos corantes, eu prefiro usar o líquido pra esse tipo de receita. O gel é um pouco mais difícil de misturar na massa. E o em pó vai ficar bem mais difícil de misturar na massa. Se você só tiver corantes em pó dá pra tentar duas opções:

A primeira é, em vez de fazer uma massa, fazer 1/4 de massa de cada vez já misturando o corante em pó com a farinha no início do processo. Ou você pode diluir o corante em pó na água ou no óleo, e seguir o processo igual eu explico na receita abaixo. Pra descobrir se dilui na água ou no óleo é só ver na embalagem se ele é lipo ou hidrossolúvel.

Os últimos detalhes são a gema pincelada no topo do pão e o gergelim preto espalhado sobre ele. São totalmente opcionais, e o ovo acaba com a ideia vegana da receita, mas deixam um acabamento bonito pro pão. Fica a seu critério fazer ou não.

espiral de halloween

pão espiral

Pão Espiral de Halloween

Sabrina - CozinhaRoman
Pão de forma com espiral nas cores símbolo do Dia das Bruxas

Ingredientes
  

  • 4 xícaras farinha de trigo
  • 1 colher sopa fermento biológico seco
  • 2 colheres sopa açúcar
  • 1 colher chá sal
  • 2 colheres sopa óleo vegetal
  • 300 ml água morna
  • corantes verde, laranja, roxo e preto veja notas
  • 1 gema
  • gergelim preto opcional

Instruções
 

  • Em uma vasilha misture a farinha com o açúcar e o sal. Acrescente o fermento, o óleo e metade da água. Comece a misturar a massa e vá acrescentando o restante da água aos poucos. Provavelmente a massa vai aceitar todo o restante. Amasse apenas até conseguir uma bola coesa de massa.
  • Divida a massa em 4 partes. Em um deles acrescente um corante e sove a massa, misturando o corante nela. Repita o processo com os outros pedaços de massa e os outros corantes.
  • Abra a massa preta em uma retângulo de uns 20x40cm. Abra a laranja do mesmo tamanho e coloque por cima da massa preta. Repita com a massa roxa e então a verde. Enrole tudo como um rocambole, partindo da lateral de 20cm pra deixar um rocambole com várias voltas.
  • Transfira para uma forma de pão (ou de bolo inglês) de 30cm, untada. Pincele com a gema e, se quiser, salpique gergelim preto por cima. Deixe crescer por cerca de 30-40min, coberto com plástico. Quando apertando um dedo na massa ela voltar lentamente é hora de assar. Leve ao forno a 230C até assar completamente. Espere amornar antes de retirar da forma e partir.

Notas

Nesse tipo de preparo é mais fácil usar corante líquidos. Se você só tiver corante em pó dissolva em um pouquinho de água ou óleo antes de acrescentar na massa.
Palavra Chave halloween, pão

————————-
Em 2017: Aranha de Pizza
Em 2019: Black Velvet