Milho Cremoso

Milho cremoso é o tipo de prato que pode ser um acompanhamento tímido numa refeição variada, ou a estrela de uma refeição mais leve!

milho cremoso

A ideia é muito simples: milho refogado e temperado, com um caldo cremoso. E o truque pra esse caldo é mais simples ainda: um pouco do próprio milho batido no liquidificador antes de ir pra panela. Pra quem nunca prestou atenção: o amido de milho é exatamente o que o nome diz; então ao liquidificar o milho a gente consegue justamente um agente “engrossante” pro caldo.

Tudo bem simples né? E por isso mesmo com bastante espaço pra modificações e substituições. A receita base que usei como inspiração pra essa foi a do Food 52, e gostei dela justamente por ser bem simples e sem nenhuma firula. Ainda assim, mudei alguma coisas claro. E vou usar essas mudanças pra falar mais sobre detalhes da receita, como já é tradição por aqui.

Começando pelo ingrediente principal, o milho. A receita pede por espigas de milho e até explica como debulhar. Eu usei milho em lata. Eu sei que o fresco, direto da espiga é o favorito. Mas nem sempre a gente encontra, enquanto o de lata tá sempre ali, disponível. E por isso mesmo eu queria testar com ele! Bom, deu certo e é o que tá descrito na receita abaixo. Mas se você quiser usar milho fresco tenho duas dicas. Vão ser necessárias mais ou menos 4-5 espigas, dependendo do tamanho; mas claro você pode adaptar as quantidades pro tanto de milho que tiver. E o grão fresco vai precisar ser refogado um pouco mais pra cozinhar. Nada absurdo, é só ir se guiando pela textura dele.

milho cremoso

Agora, pra quem quiser uma receita vegana é só ignorar a manteiga. Eu acho que ela combina muito com milho e por isso mantive. Mas nada impede o milho cremoso de ficar gostoso feito com uma gordura vegetal. Falando em ingredientes vegetais, dá pra trocar parte do caldo por leite, e sim, vale leite vegetal. Acho leite de coco e milho uma combinação deliciosa e o leite de coco daria ainda mais cremosidade ao prato.

E falando no caldo, eu já contei como faço caldo com as cascas de vegetais aromáticos aqui nesse post. Mas você pode usar o caldo que preferir.

Por último, os temperos. Eu segui a indicação do Food52 e fiz um milho cremoso com apenas sal e páprica. Queria ver se seria o suficiente ou se ele ficaria meio sem graça. E deu bem certo! O milho é o sabor principal mas não fica insosso. Mas é claro, qualquer outro tempero que você goste de usar com milho pode funcionar aqui!  Eu quero muito experimentar com gengibre em pó e cominho.

milho cremoso

Milho Cremoso

Ingredientes
  

  • 4 1/2 xícaras milho em conserva drenado
  • 3/4 xícara caldo vegetal veja texto acima
  • 1 colher chá páprica picante
  • 3 colheres sopa manteiga
  • 1/2 cebola em cubinhos
  • sal
  • ervas frescas

Instruções
 

  • No liquidificador junte 1 1/2 xícara de milho com o caldo e bata até ficar homogêneo. Reserve.
  • Em uma panela refogue a cebola na manteiga até ela ficar translúcida. Junte a páprica e uma pitada de sal e misture bem.
  • Acrescente a mistura do liquidificador e o restante do milho inteiro. Cozinhe em fogo médio, mexendo de vez em quando, até engrossar e ficar cremoso.
  • Acerte o sal e sirva em seguida, com ervas frescas.

———————————
Em 2019: Licor de Amendoim
Em 2021: Bolo de Amendoim (de festa)