Boxty, uma panqueca de batata diferente

Boxty é uma espécie de panqueca salgada, feita com batatas, e típica da Irlanda, ou seja: com muitas variações na receita!

panqueca de batata

O que todas elas parecem ter em comum é misturar batata amassada, batata ralada, e farinha de trigo. O restante é tempero, umidificante, e agente de crescimento. O que cada um vai ser depende da receita escolhida. No caso dessa foi sal, buttermilk e bicarbonato de sódio. Mas vi iogurte, pimenta, fermento, ervas frescas ou secas, leite, e outros ingredientes como opções.

Tô falando isso tudo pra lembrar que dificilmente receitas típicas não tem variações. Esse tipo de prato é aquela “receita de vó” e quem é antigo aqui nessa Cozinha já sabe: pra cada vó, uma receita diferente. E eu acho que essa é a graça da coisa.

No caso da boxty, essa coisa de receita de vó é tão forte que eles tem um ditado bem antigo que pode ser traduzido como “boxty na grelha, boxty na frigideira. Se você não consegue fazer boxty nunca vai conseguir um homem”*. Muito machista? Com certeza. Mas também com certeza bem explicativo do quão do dia a dia essa receita é. E era já há muito tempo já que temos registros desse tipo de preparo desde os idos de 1700.

*No original e rimando: “Boxty on the griddle boxty on the pan. If you can’t make boxty, you’ll never get a man!”

Além da antiguidade e presença no dia a dia, essa receita ainda é ligada a Santa Brígida de Kildare, padroeira do país e de tudo associado ao leite. Por sinal, encontrei fontes dizendo que ela fez alguns milagres envolvendo multiplicar queijos, e outras falando que ela só era muito generosa com os produtos da fazenda mesmo. Além de algumas citando o Imbolc (festival pagão da região). De qualquer forma, dia primeiro de fevereiro, dia dela, é dia de comer as tais panquecas de batata!

boxty

E voltando pra elas, e pra receita em si, vamos aos detalhes. Como cada receita pede uma proporção diferente de batata amassada pra ralada, não precisa preocupar em pegar 2 xícaras exatas de cada uma. Se sobrar, ou falta, um pouco é só tocar a receita conforme o indicado. Eu usei 4 batatas médias no total, escolhendo as duas maiores pra cozinhar e amassar, e as duas menores pra ralar.

E ainda nesse assunto: eu descasquei as batatas, piquei em pedaços médios, e coloquei em água fria pra só então levar pro fogo médio e cozinhar até ficar macia pra amassar. Dá pra assar as batatas se preferir. Dá pra usar aquele purê que sobrou do almoço de ontem. Se o purê tiver outros ingredientes (ovo, leite, manteiga, temperos…) dá pra aproveitar também. Muitas postagens indicam o boxty exatamente como uma receita pra aproveitar o purê que tiver sobrado.

Por último, acompanhamentos! Vale o que você quiser! Mas eu acho que um molho mais ácido e fresco combina bem com as texturas e sabores dessa panqueca. Nas fotos é um tofu processado com ervas frescas, limão e sal; e uma colheradas de mostarda fermentada. Acho que acabou complementando muito bem.

boxty

boxty

Boxty

Ingredientes
  

  • 2 xícaras batata amassada veja texto acima
  • 2 xícaras batata ralada veja texto acima
  • 2 xícaras farinha de trigo
  • 1 1/2 colher chá sal
  • 1 colher chá bicarbonato de sódio
  • 1 - 2 xícaras buttermilk veja texto acima
  • cebolinhas pra servir

Instruções
 

  • Rale a batata e deixe de molho em uma vasilha com água. Em outra vasilha misture a farinha com o sal e o bicarbonato.
  • Esprema a batata ralada em um pano pra tirar todo excesso de umidade. Junte com a batata amassada e a farinha e misture bem.
  • Vá adicionando o buttermilk aos poucos até conseguir uma massa parecida com massa de panqueca. Acerte o sal caso necessário.
  • Frite discos de massa em uma frigideira untada com óleo, e em fogo médio. Sirva com cebolinha picada e o molho de sua preferência.

—————————————
Em 2014: Maionese de Leite
Em 2018: Crackers