El Charro Negro, um drink e uma lenda

El Charro Negro é uma lenda mexicana que acabou virando um drink que mistura e honra dois ingredientes muito específicos: tequila e Coca-Cola.

E uma lenda que envolve espectros sinistros e pactos com o diabo, e um drink fácil mas com algumas camadas de sabor, me pareceram uma boa ideia pra começar o especial de Halloween desse ano! Então pra quem quer ir direto pra receita, ela tá lá embaixo na página. Mas primeiro, vamos ver que lenda é essa, e o que eu adaptei nesse drink!

el charro negro

A Lenda

Os Charros são cavaleiros tradicionais do México, originários das regiões centrais. Eles são reconhecidos, dentre outras coisas, pelas vestimentas típicas, que envolvem calças justas, camisa, jaqueta curta, uma gravata específica e um chapéu de aba larga.

Conta a lenda que muito tempo atrás um jovem muito pobre, mas que gostava de sempre andar muito arrumado, se cansou da pobreza. Ele arrumou um jeito de chamar o diabo e com ele fez um pacto para ganhar uma fortuna. O preço em troca? Sua alma. Sem pensar duas vezes ele aceitou os termos. Ganhou e gastou muito dinheiro em propriedades, roupas, festas, bebidas… Conforme o tempo foi passando ele foi percebendo que o dinheiro lhe trazia conforto mas não felicidade ou amor. E também foi se lembrando do preço daquela fortuna. Resolveu usar o dinheiro pra comprar uma fazenda. Lá mandou construir uma capela e mandou colocar cruzes em todo canto da propriedade.

Mas isso não serviu pra aplacar seu medo de ser cobrado. Então uma noite ele vestiu sua roupa mais escura, pegou uma sacola de moedas de ouro e, montado no seu cavalo mais fiel, fugiu madrugada adentro. É claro que isso não enganou o diabo, que apareceu na frente dele no meio de uma estradinha rural. Como punição pela fuga o diabo resolveu que não esperaria sua morte pra leva-lo pro inferno. E bem no momento da cobrança, quando sua carne já começava a secar e ele se transformava em um esqueleto, seu cavalo deu um coice no tinhoso, tentando proteger os dois. Como punição o animal teve que acompanhar o dono ao inferno.

Por isso hoje El Charro é um espectro, na forma de um homem alto e elegante, com vestimenta completa, totalmente preta e com enfeites dourados, sempre montando um cavalo negro com olhos de fogo que parecem sondar a alma de quem se aproxima. Ele vagueia pelas estradas rurais do país, muitas vezes acompanhando viajantes solitários, em busca daqueles que devem ao diabo. Apesar de assustador El Charro não é uma ameaça imediata, a não ser que você aceite uma moeda de sua sacola, ou uma carona no seu cavalo. Nesse caso, e somente assim, ele e sua montaria se tornam livres, e você tem a obrigação de ficar em seu lugar enquanto eles podem finalmente descansar.

O Drink

E qual é a desse drink? Bem simples o El Charro combina dois ingredientes muito típicos do México. Primeiro a tequila, bebida nacional mexicana. Depois a Coca-Cola mexicana, que parece ser fundamental pro drink ser considerado de verdade. A diferença é que a Coca mexicana é adoçada com cana de açúcar enquanto a americana é adoçada com xarope de milho. E tem quem diga que isso faz muita diferença.

Segundo o site da Coca-Cola Brasil os ingredientes da Coca original incluem ‘açúcar’ e não xarope de milho, então imagino que essa parte da receita tenha ficado parecida com a original. Já a tequila não teve jeito, usei a que tinha em casa. E meu conselho é sempre esse: use o que você tem acesso. No meu caso o El Charro ficou uma delícia. Aliás, bem mais gostoso que seu primo Cuba Libre.

Por último dois detalhes da hora de servir. Eu não espremi ou amassei o limão, mas se você preferir drinks mais ácidos é só fazer isso. E eu gosto da borda de sal e páprica porque ela corta um pouco o doce da coca, mas claro que isso é opcional e você pode só ignorar.

el charro

El Charro Negro

Sabrina - CozinhaRoman
A versão mexicana da Cuba Libre

Ingredientes
  

  • 2 doses tequila
  • 4 doses Coca-Cola
  • gelo pra servir
  • limão pra servir
  • sal e páprica picante pra borda

Instruções
 

  • Corte 1 limão em 4 gomos e cada gomo no meio. Misture um pouco de sal com um pouco de páprica. Passe um dos pedaços de limão na borda de um copo alto e depois cubra com o sal temperado. Deixe secando uns 2min antes de servir o drink.
  • No copo preparado coloque cubos de gelo e pedaços de limão até chegar perto da borda. Cubra com a tequila e por cima a Coca-Cola. Sirva em seguida

Notas

A borda de sal e páprica é opcional. Você pode fazer uma borda apenas com sal ou não fazer borda nenhuma.

———————————-
Em 2018: Donuts Gato Preto