Sorvete Smore (chocolate + marshmallow + biscoito!)

Sorvete smore é um jeito interessante de transformar um sorvete simples em uma sobremesa cheia de texturas e sabores!

sorvete com marshmallow

E a ideia toda não é nada minha e sim do Nik Sharma do A Brown Table. Mas é claro que eu sempre acabo mexendo na receita pra adaptar aqui pra casa né? E é sobre esses detalhes que eu vou falar mais nesse texto.

Mas antes, uma explicação rápida. Smores é uma sobremesa americana, uma espécie de sanduíche de biscoito (graham crackers), chocolate e marshmallows tostados. Aqui no Cozinha já teve uma versão servida no pote. É interessante e, dependendo dos ingredientes usados, bem gostosa. Então o sorvete smore é basicamente um sorvete misturado com esses ingredientes.

Só que tem alguns detalhes, tipo a inexistência de graham crackers por aqui. O que eu faço quando uma receita pede esse biscoito é misturar biscoito Maizena com algum outro salgado e simples. Mas dessa vez resolvi fazer outra coisa, já que eu sabia que o biscoito ia murchar bastante em contato com o sorvete. Por isso a massinha de torta feita de biscoito na receita baixo: ela dá pra mais sabor e mais textura. Mas sim, também dá mais trabalho, então não vou julgar quem preferir só quebrar alguns biscoitos.

close

Outra questão foi como tostar os marshmallows. Eu aproveitei que ia tostar o pacote todo e experimentei 3 jeitos diferentes: o grill do forno, o maçarico e a chama do fogão. E já adianto que o fogão é meu favorito. O grill deu muito errado, praticamente destruindo os marshmallows. E o maçarico é super prático, mas é mais fácil errar a mão e tacar fogo nos marshmallows. Espetar num garfo e tostar na boca do fogão não é tão prático, ou cinematográfico, quanto o maçarico, mas foi o resultado mais uniforme e controlável que eu tive. Eu mostro isso melhor no vídeo abaixo.

E ainda falando nos marshmallows, tenho dois pontos. A dica do Nik é usar a versão jumbo, mas aqui em casa foi consenso geral que pedaços menores ficariam melhores. Eu usei o tamanho normal e a gente concordou que eu deveria ter partido no meio, ou usado miniaturas. Assim fica mais espalhado no sorvete, sabe?

sorvete smore

O outro ponto é que você pode fazer os seus próprios marshmallows se preferir. Eu confesso que gosto muito mais da nossa versão caseira do que das compradas prontas. Mas é claro que só abrir um pacote é muito mais fácil, né? Da mesma forma que com os biscoitos, essa escolha fica a seu critério.

Aliás, eu usei sorvete comprado pronto, mas aqui também tem receita de sorvete de creme caseiro. Eu gosto muito dessa versão e do texto explicando como um sorvete funciona!

Pra fechar uma mudança tão pequena que tanto faz: o creme da ganache. Pra essa receita específica não importa qual creme de leite você vai usar. Eu usei o de caixinha, mas poderia ser o de lata, sem o soro, ou o fresco. Use aquele que você tiver mais chance de aproveitar o restante do creme.

sorvete smores

Sorvete Smore

Sorvete Smore

Ingredientes
  

  • 50 g biscoito Maizena
  • 30 g manteiga derretida
  • 1 pitada sal
  • 30 ml creme de leite veja texto acima
  • 50 g chocolate meio amargo
  • 150 g marshmallows veja texto acima
  • 1,5 litro sorvete de creme

Instruções
 

  • Triture o biscoito até conseguir uma farinha grossa. Misture com o sal e a manteiga. Aperte no fundo de uma assadeira, formando uma camada fina e compacta. Leve ao forno a 230C por 10min. Deixe esfriar antes de usar.
  • Derreta o chocolate e misture com o creme de leite até formar uma ganache homogênea. Deixe esfriar antes de usar, mas não gele.
  • Toste os marshmallows conforme o seu gosto. Tem mais detalhes no texto acima. Deixe que esfriem antes de usar.
  • Em uma assadeira ou vasilha de sorvete (de pelo menos 2l) faça uma camada com o sorvete de creme. Cubra com alguns marshmallows e algumas colheradas de chocolate. Esfarele por cima de tudo um pouco da massa de biscoito assada.
    Repita essas camadas (sorvete - marshmallow - chocolate - biscoito) até usar todos os ingredientes. Aperte todo mundo junto, pra grudar bem.
  • Tampe essa vasilha e leve ao congelador por algumas horas ou de um dia pro outro antes de servir.

——————————
Em 2017: Tahine Caseiro
Em 2021: Bolo Noisette Temperado