Mojito Mágico – #cozinhadebruxa

Mojito mágico que tem esse nome só porque eu precisava de um nome especial pro Halloween, mas que continua delicioso mesmo assim…rs

mojito mágico

Tá, deixa eu me explicar melhor. Eu tava procurando receitas de drinks pra fazer pro #cozinhadebruxa e lembrei desse mojito de chá branco do Half Baked Harvest, que eu já queria experimentar. É uma versão que, além dos ingredientes tradicionais, tem manjericão e chá branco. E fiquei pensando que essa misturada toda parecia muito uma poção mágica. E assim ficamos com o mojito mágico.

Agora, vamos a minha parte favorita: o que cada ingrediente faz nessa poção mágica e como você pode adaptar aí na sua casa. Limão, rum e hortelã são a base do mojito mágico ou não; então neles eu não vou mexer, combinado?

O chá branco é feito a partir dos brotos e de flores novinhas da Camellia Sinensis, e tem muito pouca oxidação; por isso tem um sabor bem leve e floral, quase doce. Eu experimentei com o chá preto que é feito de folhas muito mais oxidadas (da mesma planta) e achei que ele aparece muito mais, deixando o drink menos herbáceo e mais adstringente. Então dá sim pra trocar esse chá por outros quando fizer esse mojito mágico. Mas é preciso lembrar que o sabor vai se alterar drasticamente. Principalmente se você resolver usar “chás” de outras ervas.

Não tô falando isso pra ser um impeditivo, e sim pra te mostrar como dá pra brincar com sabores apenas trocando o chá do drink.

mojito mágico

Uma outra coisa que pode variar é o manjericão. A versão original parece que usa o basílico, que é o que eu tenho aqui em casa. Mas existem outras variedades com sabores ligeiramente distintos. Pra quem não entende muito eu uso sempre a máxima do “use o que você tem costume”. Mas independente disso eu não indicaria o manjericão roxo já que o sabor dele é muito suave e pode acabar não aparecendo. Exceto se você quiser usar ele por conta da beleza das cores, o que é um motivo perfeitamente válido.

Pra fechar: a água com gás que sempre vira soda limonada. É uma troca constante por aqui por um motivo bem simples: a gente gosta. Se você não é fã de drinks mais doces é só inverter a substituição e usar água com gás no lugar da soda limonada e vai dar tudo certo.

 

Mojito Fantasma

Mojito Fantasma

Ingredientes
  

  • 1 saquinho chá branco veja texto acima
  • 1/2 xícara água quente
  • 1 colher sopa mel
  • 1 limão pequeno, cortado em 8 partes
  • 1 punhado folhas hortelã
  • 1 punhado folhas manjericão veja texto acima
  • 30 ml rum prata
  • 1/2 xícara soda limonada veja texto acima

Instruções
 

  • Dissolva o mel na água quente e junte o saquinho de chá. Deixe infusionando por 3 minutos e retire o saquinho de chá do líquido.
  • Em um copo baixo amasse o limão junto com as folhas de hortelã e de manjericão. Cubra com gelo, em seguida acrescente o chá, o rum e, por cima de tudo a soda limonada. Mexa ligeiramente e sirva em seguida.

——————————–
Em 2017: Poção de Bruxa
Em 2021: Biscoitos Cobra