Lentilha com Berinjela em forma de salada

Lentilha com berinjela em forma de salada que pode ser servida quente ou fria e que ainda conta com um molho bem perfumado e refrescante!

salada de lentilhas com berinjela

No último especial de fim de ano eu postei uma salada de lentilhas com abóbora e couve, e gostei muito da ideia de uma saladona bem completa pra noite de natal. É o tipo de receita que pode ser servida quente ou fria, o que combina muito com nosso natal tropical. E é também uma boa opção pra quem não come carne, coisa cada vez mais comum em muitas famílias. E tudo isso também se aplica pra essa salada de lentilha com berinjela de hoje!

Eu vi essa ideia no Gourmet Traveller e resolvi experimentar. Mas claro que precisei fazer alguma adaptações, tanto pro paladar da casa quanto pra disponibilidade de produtos. Então vamos a esses detalhes.

A principal diferença foi no preparo da lentilha e das cebolas em si. A receita original cozinha as lentilhas em água e depois mistura em chalotas cruas. Pra quem não conhece: chalotas são irmãs das cebolas, mas elas se formam em cabeças, como os alhos. Enquanto a cebola tem o sabor mais ardido quando crua e revela o aroma quando refogada, a chalota tem o sabor mais doce e suave quando crua e amarga bem fácil quanto refogada. Então faz todo o sentido cozinhar as lentilhas e misturar nas chalotas cruas. Mas eu nunca encontro esse vegetal por aqui. O que eu fiz foi usar cebola branca comum e refogar junto da lentilha.

berinjela com lentilha

Outra troca mais perceptível de ingredientes foi o coentro que virou salsinha. Eu sempre faço isso porque metade da família não gosta de coentro. A verdade é que dá pra usar as ervas que você preferir. A hortelã combina muito com a romã, e o tahine do molho, então eu não aconselho tirar. Mas dá pra combinar coentro e salsinha, ou cheiro verde se você preferir.

Teve mais substiuições como o óleo de semente de uva que virou óleo de soja porque é o mais comum por aqui. E o vinagre de vinho branco que virou vinagre balsâmico. Falando nele, eu confesso que só usei o vinagre balsâmico porque calhou de ter uma garrafa aberta aqui em casa. Mas o importante pra essa salada de lentilha com berinjela é ter alguma acidez, pra além do molho. Então qualquer vinagre que você use pra cozinhar, ou limão, ou mesmo uma colherada de vinho, vai funcionar.

E falando no molho, eu adorei, mas não foi pra todo mundo por aqui. Explico: alho cru pode ser um ingrediente meio polêmico mesmo. Eu usei ele picadinho em vez de amassado, como sugerido na receita original, justamente pra amenizar um pouco o sabor. Mas ainda assim ficou bem forte. O que você pode fazer é dourar ele no óleo logo antes das berinjelas e reservar pra usar no molho depois. Ou se for usar o forno assar o alho e amassar antes de misturar no molho. Eu confesso que não tenho coragem de ligar forno pra assar um dente de alho… Por último, se você não tiver tahine mas tiver pasta de amendoim pode trocar sem medo que fica muito bom também!

Um causo curioso: já fiz molho com coalhada azedada com limão no lugar do iogurte e funciona também.

prato de salada de berinjelas com lentilha e molho de tahine

Prato de Salada de Lentilha com Berinjela, folhas de hortelã e salsinha e sementes de romã

Lentilhas com Berinjela

Ingredientes
  

Salada

  • 350 g berinjela medida aproximada
  • 50 ml óleo vegetal
  • 100 g lentilhas secas
  • 1 cebola picada em cubinhos
  • 1/4 xícara azeite
  • 1 colher sopa vinagre balsâmico
  • sal
  • 1/2 xícara salsinha
  • 1/2 xícara hortelã
  • 1/2 romã grande

Molho

  • 150 g iogurte natural
  • 1 colher sopa tahine
  • 1 limão
  • 1 dente alho picadinho
  • 30 ml azeite

Instruções
 

Salada

  • Deixe a lentilha de molho em água o suficiente pra cobrir. Troque essa água a cada 8h. Você pode deixar de molho de um dia pro outro ou por até 48h, sempre trocando a água.
  • Corte a berinjela em fatias grossas e depois corte essas fatias ao meio ou em 4 partes.
    Em uma frigideira, ou panela larga, aqueça o óleo vegetal e doure os pedaços de berinjela dos dois lados. Não encha muito a frigideira, dourando os pedaços em levas se necessário.
    Reserve a berinjela dourada em um prato.
  • Na mesma frigideira aqueça o azeite e refogue a cebola nele. Quando ela começar a dourar junte a lentilha (sem a água do molho) e uma pitada generosa de sal.
    Refogue por alguns minutos até a lentilha ficar macia. Junte o vinagre, misture bem e retire da frigideira.
  • Misture a berinjela com a lentilha, as ervas aromáticas e as sementes de romã. Ou monte em camadas em uma travessa na hora de servir.
    Você pode servir essa salada morna ou fria. Com o molho misturado ou a parte.

Molho

  • Misture todos os ingredientes e acerte a acidez adicionando mais limão ou mais azeite. Adicione sal aos poucos, provando sempre. Sirva junto da salada ou num potinho a parte.

 

—————————————————
Em 2017: Cupcakes Natalinos
Em 2019: Xaropa de Sálvia
Em 2021: Casa Mineira (de biscoito)