Casa Mineira, de biscoito e bala

Casa mineira, usando o estereótipo, é pintada de branco, tem portas e janelas coloridas, normalmente de azul, e telhas de cerâmica. A diferença dessa é que ela é feita de biscoito.

casa mineira

Todo ano é a mesma história: eu resolvo fazer uma casinha de biscoito diferentona; eu peno um bocado porque tô inventando moda e ainda não sei qual o jeito mais simples e fácil de fazer aquilo; eu peço pra família me avisar o ano seguinte pra escolher algo mais simples; no ano seguinte eu resolvo inventar moda e fazer uma casinha diferentona de novo. Esse ano, com essa casa mineira, não foi diferente.

E a culpa do meu perrengue foi toda minha: eu sabia que era mais fácil decorar as paredes da casa antes de colar; e isso é verdade. Mas achei que o mesmo valia pro telhado. E aí ele quebrou e caiu 3 vezes antes de eu conseguir manter a casinha de pé. Isso tá arrumado na receita abaixo e o passo a passo foi escrito pra você evitar meus erros. Mas fica a dica: pra essa casa mineira primeiro você monta o telhado, daí confeita ele, e só então coloca no topo da casinha.

Tirando esse drama com o telhado, o processo todo foi bem tranquilo. A ideia inicial era uma casinha da Minas Colonial, com detalhes nas quinas das paredes e uma faixa de pedras na parte de baixo de toda a casa. E eu também tinha pensado em decorar a casinha pro natal, com direito a festão e luzinhas nas janelas. Mas quando comecei e vi ela desse jeito, mais simples e sem enfeites, ela me lembrou muito uma casa mineira do interior do estado, e não das cidades mais famosas e turísticas. E bom, eu tô no interior né? Gostei e me identifiquei tanto com ela que resolvi deixar assim mesmo.

Pra quem preferir uma casa que pareça saída de Ouro Preto ou Tiradentes, o processo é o mesmo, e o tipo de telhado também. Basta buscar imagens das cidades pra adaptar as pinturas das paredes.

casa mineira

O que não mudei dos planos originais foram as telhas de bala. Usei balas do tipo tubo cortadas no formato das telhas. Essa casa mineira precisou de 3 pacotes da bala tubo de morango da Fini; não sei se isso transporta exatamente igual pra outras marcas ou sabores. Na receita deixei a medida em peso, mas fica a dica de comprar um pouco a mais pra não faltar telha. É um trabalho simples colar uma por uma, mas indico um podcast de acompanhamento porque demora um bocado. As janelas de vidro de açúcar também já estavam nos planos e, como dá pra ver na receita, não precisa de termômetro se você não adicionar água no açúcar.

Por último, a receita do biscoito! É a mesma de todas as casinhas daqui do Cozinha. Esse molde ocupa exatamente 1/2 receita original, mas eu sempre gosto de trabalhar com uma margem de segurança. Então a receita abaixo tem 3/4 da receita original. E como sempre: dá pra usar outras receitas de biscoito que você prefira, ela só precisa não deformar no forno e ficar firme depois de assada.

E como sempre também: a cola foi clara de ovo crua com açúcar de confeiteiro. Tem 3 anos que faço casinhas e nunca alguém aqui em casa passou mal por isso. Mas se você souber de uma opção vegana eu ainda estou procurando e ainda não achei uma tão boa quanto essa. Aceito sugestões e ideias!

O molde, com as medidas em cm, tá nesse PDF.

PS: pra quem tiver curiosidade as casinha de natal que já apareceram aqui no Cozinha foram:

A primeira e mais simples
A modernista com direito a cobogó
Aquela com um pórtico

casa mineira

Casa Mineira, de biscoito

Casinha de biscoito, confeitada imitando casinhas típicas de Minas

Ingredientes
  

  • 75 g manteiga
  • 1/3 xícara açúcar mascavo veja notas
  • 3 colheres sopa mel veja notas
  • 4 colheres chá leite
  • 2 1/4 colher chá canela em pó
  • 1/4 colher chá gengibre em pó
  • 1/4 colher chá bicarbonato de sódio
  • 1 1/2 xícara farinha de trigo
  • Cobertura e Enfeites
  • 2 claras de ovo
  • 2 xícaras açúcar de confeiteiro
  • corante líquido azul e preto
  • 120 g bala tipo tubo veja notas
  • 1/4 xícara açúcar refinado

Instruções
 

  • Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme. Adicione o mel, o leite e os temperos e bate bem até ficar homogêneo. Misture o bicarbonato com a farinha e junte ao creme de manteiga. Misture bem e evite sovar a massa formada. Cubra com plástico e leve para a geladeira por 30min.
  • Abra a massa sobre um papel manteiga polvilhado com farinha com 0,5cm de espessura, e leve ao congelador por 1h. Recorte a massa de acordo com os moldes, transfira as peças para uma assadeira enfarinhada ou com papel manteiga/tapete de silicone, e leve ao congelador por 2h, ou de um dia pro outro.
  • Leve as peças de massa direto do congelador para o forno aquecido a 200C. Deixe assar por 15-20min ou até eles assarem completamente e começarem a dourar nas bordas.
  • MONTAGEM
  • Assim que retirar os biscoitos do forno acerte os cortes, usando os moldes e uma faca afiada. Se eles esfriarem e endurecerem durante o processo troque para uma faquinha de serra. Transfira as peças acertadas para uma grade e deixe esfriar completamente antes de montar a casa.
  • Para fazer as janelas de vidro: derreta o açúcar refinado até ele ficar líquido e dourado. Coloque as placas com janelas em uma assadeira com papel manteiga untado, ou tapete de silicone, e pingue um pouco de açúcar em cada janela, espalhando rapidamente. Deixe secar antes de confeitar a casa.
  • Mistura as claras e o açúcar, aos poucos, até conseguir uma textura que dê espalhar nos biscoitos mas que não fique escorrendo. Cubra todas as paredes da casa com o glacê branco. Use o mesmo glacê pra colar as peças do telhado umas nas outras.
  • Reserve 3 balas e corte o restante em pedacinhos de 1cm e corte cada um desses pedaços ao meio, longitudinalmente, pra formar as telhas. Depois que o telhado estiver firme, vá colando cada um dos pedaços de bala, montando as telhas. Use as balas não cortadas para fazer o acabamento do telhado: corte ao meio no sentido do comprimento, sem separar as duas partes, e cole no topo do telhado.
  • Depois que a parte branca das paredes estiver seca: misture um pouco do glacê branco com o corante azul e acerte a textura com mais açúcar de confeiteiro até ele ficar firme como uma pasta. Coloque num saco com bico simples fino, ou um saquinho com um furo. Cubra o contorno das janelas e da porta, fazendo os batentes. Cubra também a porta.
  • Depois que todos os detalhes estiverem secos use o restante do glacê pra colar as paredes da casa umas nas outras. Suje um pincel macio no corante preto e limpe o excesso num guardanapo. Passe o pincel nas telhas pra amenizar a cor e deixar o telhado com cara de mais antigo.
    Depois de tudo seco coloque o telhado no topo. Se quiser colocar iluminação dentro da casa, não cole o telhado pra que a luz seja de fácil acesso.

Notas

Açúcar mascavo: eu já fiz esse biscoito com açúcar refinado e deu certo mas não ficou tão gostoso
Mel: também já fiz com melado e deu certo e ficou bem gostoso
Bala tipo tubo: é apenas uma sugestão se quiser fazer exatamente como na foto. Tem mais detalhes disso no texto.
As especiarias são opcionais e podem ser trocadas pelas suas favoritas

—————————–
Em 2017: Cupcakes Natalinos
Em 2019: Xarope de Sálvia