Soda de Chocolate

Soda de Chocolate pra quem quer uma bebida de chocolate com borbulhas mas ainda assim muito leve!

soda de chocolate, mão servido a água com gás no copo

Imagina um milkshake, só que muito mais leve, mas sem perder nem um pouco a intensidade do sabor de chocolate… É mais ou menos isso que a gente consegue com essa receita. A ideia aqui é a mesma da Soda Italiana (que tem receita aqui): uma calda mais doce e de sabor intenso, servida com água com gás pra garantir as borbulhas.

A receita é do Epicurious, mas já aviso que o link as vezes tá fechado apenas pra assinantes, e as vezes dá pra ler de boa. E a sugestão deles é de usar leite vegetal, mas já te conto que com leite de vaca funciona também. Então vale usar o que você preferir ou tiver em casa.

Quanto a calda de chocolate que é a base dessa receita: eu usei 2 colheres de chocolate em pó 50%, que é o equivalente as medidas originais da receita abaixo, e funcionou bem. Dá pra usar qualquer açúcar, e acho que o mascavo funciona bem aqui. Já o chocolate picado eu não diria que dá pra trocar por qualquer variedade. Um chocolate ao leite não vai ter a mesma intensidade de sabor, e acho que o resultado final pode ficar meio apagado. Já um desses chocolates 70% deve funcionar muito bem!

soda de chocolate

Além desses detalhes o modo de preparo é outra coisa que pode mudar. A sugestão abaixo é pra você que quer fazer tudo de uma vez e com a calda ainda meio morna preparar sua soda de chocolate bem gelada. Bater a calda com gelo na coqueteleira resolve isso. Mas você também pode fazer a calda com antecedência e deixar morando na geladeira (num vidro bem fechado) por até 2 semanas. E aí nem precisa bater com gelo, é só usar uns 50% a mais de água com gás. Isso quer dizer 150ml pra receita abaixo.

Mas a verdade é que a proporção de água pra calda é mais uma coisa que você alterar conforme o seu gosto. Vale fazer a calda em maior quantidade e ir experimentando o que você prefere.

soda de chocolate

Soda de Chocolate

Ingredientes
  

  • 1/2 xícara leite vegetal ou não
  • 1 colher sopa cacau em pó
  • 1 colher sopa açúcar
  • 50 g chocolate meio amargo picado
  • 100 ml água com gás
  • gelo

Instruções
 

  • Em uma panela junte o leite com o cacau, o açúcar e o leite e misture em fogo médio até ferver.
    Baixe o fogo, junte o chocolate picado e misture apenas até derreter tudo. Então retire do fogo e deixe esfriar, ou gelar, antes de usar.
  • Bata a calda com algumas pedras de gelo por alguns segundos, até gelar bem. Coe em um copo alto cheio de gelo e cubra com a água com gás. Sirva em seguida.

 

—————————
Em 2016: Bolo de Casca de Abóbora