Bolo de Abóbora com Coco

Bolo de Abóbora com Coco feito no liquidificador, tipo bolo de cenoura, e que fica muito bem simples assim ou com cobertura também!

bolo de abóbora com coco, com uma avenca ao fundo

Esse bolo nasceu como uma versão do bolo de abóbora feito no liquidificador que foi publicado aqui no Cozinha lá em 2014. Sim, no primeiro ano de existência do site! Na época eu tava começando a ficar curiosa sobre processos e técnicas, e pensando no nosso tradicional bolo de cenoura. Nessa de legume que vira bolo de liquidificador fiquei curiosa pra tentar trocar a cenoura por um monte de coisas. A primeira tentativa foi com abóbora. E eu amei o resultado!

Tanto que alguns anos depois refiz a receita pra gravar um vídeo pro YouTube. Até hoje o vídeo mais visto do canal, e constantemente entre os vídeos mais vistos todo mês. (o link pro vídeo tá no post da receita do bolo, linkado ali o parágrafo anterior). Além do sucesso todo dessa receita, eu sempre gostei da mistura de abóbora com coco. Seja no doce de abóbora tradicional, seja em misturas mais diferentes, como no bolo de coco com doce de abóbora.

Então acho que demorou até muito pra aparecer um bolo de abóbora com coco por aqui. Uma versão simples, pra servir no café da tarde. Mas que também possa ser feita pra confeitar. Então, finalmente, vamos a essa receita e aos seus detalhes.

mão retirando fatia de bolo redondo

O preparo é o mesmo do bolo de cenoura, batendo parte da massa no liquidificador e misturando com o restante em uma vasilha. Eu usei as proporções do bolo de cenoura daqui de casa, que resulta num bolo mais molhado e mais denso. Mas com a adição do coco ralado, que eu usei de pacote mesmo, o resultado acabou ficando úmido, mas leve. Então a primeira dica é: use menos abóbora se você prefere bolos mais sequinhos, eu garanto uma redução de até 25% (isso quer dizer usar 375g na receita abaixo). A segunda é usar coco ralado fresco se você quiser um bolo ultra úmido. Eu gosto de dar essas ideias, mas meu conselho geral é sempre fazer a receita conforme o indicado na primeira vez, e depois ir brincando com as proporções de acordo com o seu gosto.

Ainda nessas texturas: o bolo redondo sempre fica mais úmido, e demora mais pra assar, que o bolo de tabuleiro. Mas você pode sim fazer esse bolo num tabuleiro, se quiser. Eu indico um com cerca de 22x33cm, com capacidade pra uns 2,25L. E se for fazer essa troca, também é legal subir um pouco a temperatura do forno, para uns 230C. Isso pra evitar que as bordas do bolo fiquem muito secas.

E ainda falando de textura, tem algumas opções com o coco ralado né? Eu usei aquele coco ralado bem fininho, porque era o que eu tinha conseguido encontrar. Ficou gostoso, mas bem suave. O sabor do coco ralado já é algo suave, então com a textura mais fina ele fica muito sutil no bolo. Se você prefere que ele apareça bem, o ideal é usar um tipo maior, como o coco em flocos. Isso vai alterar a textura final do bolo, claro, mas não acho que isso seja ruim.

bolo de abóbora com coco cortado mostrando a parte interna

Pra fechar esse texto, alguns pontos sobre a abóbora nessa receita. Eu já fiz esse bolo com abóbora de pescoço e com moranga. Ambas dão certo, mas com resultados ligeiramente diferentes tanto na textura quanto no sabor. Pra qualquer receita doce eu sempre prefiro a abóbora de pescoço, mas como ela é mais difícil de encontrar acabei me acostumando a usar a moranga também. E sigo firme na crença de que melhor o possível feito que o perfeito não feito.

Uma coisa que eu ainda não testei foi fazer esse tipo de bolo com a abóbora cozida. Não sei se vou fazer esse teste, mas por hora não posso garantir que vá dar certo, ou ficar com sabor ou textura parecidos.

E por fim, a receita pede 500g da abóbora já descascada e sem as sementes. Para uma moranga comum, isso significou um pedaços de mais ou menos 700g com casca e sementes. E os 500g, depois de picados em cubos médios rendeu mais ou menos 4 1/2 xícaras. Tô dando essas informações todas pra você ter uma ideia do quanto de abóbora vai ser necessário. Mas já adianto também que, tendo um pouco menos de abóbora, eu faço o bolo do mesmo jeito.

fatia mordida do bolo

Bolo redondo mostrando parte cortada

Bolo de Abóbora com Coco

Ingredientes
  

  • 500 g abóbora crua, em cubos cerca de 4 1/2 xícaras de cubos médios
  • 4 ovos
  • 1 xícara açúcar
  • 6 colheres sopa óleo
  • 2 xícaras farinha de trigo
  • 100 g coco ralado
  • 2 colheres sopa fermento em pó

Instruções
 

  • Ligue o forno a 200C. Unte com óleo uma forma redonda, de furo no meio, com cerca de 23cm de diâmetro
  • No liquidificador bata a abóbora com os ovos, o açúcar e o óleo, até conseguir uma mistura homogênea e bem lisa.
  • Em outra vasilha misture a farinha com o fermento e o coco ralado. Junte o conteúdo do liquidificador e misture delicadamente até conseguir uma massa homogênea.
  • Transfira a massa para a forma untada e leve ao forno até assar completamente e dourar.
    Esse bolo é mais úmido mesmo, então para o teste do palito o ponto é se o palito sair limpo ou com pequenos farelos.
  • Espere esfriar antes de desenformar e servir.

————————————-
Em 2018: Sorvete de Cheesecake