Torta de chocolate e caramelo salgado

Torta com massa crocante, chocolate e caramelo!!

torta de chocolate e caramelo

Já vi várias tortas com recheio de caramelo molinho e uma cobertura de ganache bem densa. Elas são deliciosas, principalmente por conta da combinação chocolate levemente meio amargo e caramelo docinho. Mas eu estava atrás de uma textura diferente… E foi assim que essa torta nasceu, como várias receitas aqui, da curiosidade e do improviso baseado no “o que tem na geladeira?”.

A cobertura de ganache virou o recheio e ganhou um sabor especial com o gengibre em calda. Não curte gengibre? Pula essa parte e faz a ganache simples ou com qualquer outra calda que você queira. Tem esse xarope de peras que já apareceu por aqui que fica ótimo também.

Já o caramelo foi promovido a cobertura e ganhou uma textura um pouco mais firme. Nesse em específico eu deixei uma textura parecida com uma gelatina, firme o bastante para não escorrer mas ainda bem macia. Você pode deixar o caramelo mais puxento ou mas firme, de acordo com sua preferência também. Só não fica legal aquela calda de caramelo bem molinha por que na hora de servir vai virar uma ligeira bagunça…

Atualização: para as fotos novas eu tava com pressa e não esperei o caramelo firmar. Resultado: caramelo escorrendo pela fatia da torta. Deixe a sua torta dormir na geladeira para evitar esse tipo de problema e ficar com um caramelo na consistência ideal.

E pra quem não gosta de caramelo salgado, relaxa que o sal é só pelo gosto mesmo; faz o caramelo sem ele que vai dar tudo certo!

Torta de chocolate com caramelo salgado

Massa:

1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal
50g de manteiga gelada
1/2 ovo
5 colheres sopa de água gelada

Misture a farinha com o sal e a manteiga formando uma farofa. Acrescente o ovo e a água e amasse até formar uma massa lisa e uniforme. Forre uma assadeira redonda de 20cm ou uma assadeira retangular e leve para a geladeira por 30min. Cubra com papel alumínio e coloque algum peso por cima. Leve ao forno a 200C por 20min ou até a massa não estar mais crua. Retire os pesos e o papel alumínio e volte ao forno até começar a dourar. Deixe a massa esfriar antes de rechear.

Recheio de chocolate:

150g de chocolate meio amargo picado
150ml de creme de leite – pode ser o de caixinha
2 colheres sopa de calda de gengibre – opcional

Aqueça o creme de leite com a calda até começar a querer ferver, quando começam a aparecer bolinhas nas laterais da panela. Junte o chocolate e misture até ficar homogêneo. Cubra a massa da torta com a ganache feita e leve para a geladeira para firmar enquanto faz o caramelo.

Cobertura de caramelo:

1/2 xícara de açúcar refinado
100ml de creme de leite – pode ser o de caixinha
3 colheres sopa de mel*
25g de manteiga gelada
1 pitada de sal

*normalmente é a glucose que entra nesse tipo de caramelo, na mesma quantidade do mel. Como aqui glucose não é tão simples de achar, e eu não ligo pro sabor suave do mel, vai ele mesmo

Leve o açúcar ao fogo até que derreta e fique com uma cor dourada. Baixe o fogo e junte o creme de leite e o mel, misturando até que fique homogêneo. Eu tenho termômetro e esperei chegar a 110°, pra quem não tem rola de esperar até as bolhas ficarem maiores e mais lentas pra estourar. Quando chegar nesse ponto tire do fogo e junte o sal e a manteiga e misture até ficar homogêneo novamente. Espere uns 5 minutinhos e cubra a torta. Se quiser decore com flor de sal, mas cuidado pra não exagerar. Leve para a geladeira de um dia pro outro antes de servir.