Biscoito de Especiarias – Natal 2014

Biscoito de Especiarias! E já tá na hora de começar a falar de natal?? Por aqui desde o final de semana que já tem cheiro de biscoitos pela casa. E é inspirada nesse cheiro que vou começar a temporada de natal do Cozinha com biscoito de especiarias! O cheiro que fica na cozinha enquanto eles assam é uma delícia e a massa é super fácil de fazer. A receita vem do A Cozinha Coletiva e sofreu algumas alterações ao longo do tempo. Mas no link da receita original vocês encontram outras opções de sabores além do de especiarias.
biscoito de especiarias

Quem não tiver cortadores em formatos especiais pode usar um copo/xícara ou uma faca mesmo. Eu fiz estrelas bem básicas (e quando refiz as fotos em 2017 ainda tentei outros formatos), mas se você tiver habilidade com o saco de confeitar uma opção bem legal são biscoitos redondos decorados como bolas de natal.

Depois de 20 minutinhos de forno você consegue cerca de 70 biscoitinhos perfumados e leves que combinam tanto com uma xícara de café/chá quanto com um copo de leite gelado (papai Noel feelings).
biscoito de especiarias

Biscoito de Especiarias
– original aqui
xícara de 240ml;

1 1/2x de farinha de trigo
1/4 xícara de açúcar
100g de manteiga sem sal gelada em cubos
1 gema
2 colheres sopa de água gelada
1 colher sopa de chocolate em pó
1/2 colher chá de canela em pó
1/2 colher chá de gengibre em pó
1/2 colher chá de noz moscada
1/2 colher chá de cravo em pó

Misture os ingredientes secos com a manteiga formando uma farofa.
Adicione os demais ingredientes e amasse apenas até ficar homogêneo. Enrole essa massa em filme plástico e leve para a geladeira por cerca de 30minutos.

Para abrir a massa você pode deixa-la enrolada no filme plástico ou coloca-la entre duas folhas de papel manteiga. Eu me adaptei melhor com o método do papel manteiga, mas isso varia de pessoa pra pessoa. Eu também prefiro trabalhar com porções menores de massa, então separei em duas, voltei uma parte para a geladeira e abri a outra até atingir cerca de 3mm de espessura. Dessa forma os biscoitos ficam leves e mais crocantes. Para biscoitos mais macios deixe a massa mais grossa.

Depois é só cortar, com cortadores ou com a faca mesmo. Se a medida que for cortando você perceber que a massa está ficando muito mole é só volta pra geladeira por alguns minutos. Leve ao forno (180°) por cerca de 20min, os biscoitos não ficarão dourados por cima, mas sim por baixo. Não deixe dourar demais para não começar a amargar. Se for confeitar espere que esfriem antes de começar. Vale o mesmo para quem for apenas cobrir com o açúcar de confeiteiro.

Glacê

3/4 xícara de açúcar de confeiteiro
1 1/2 colher sopa de líquido

O líquido pode ser água mesmo, suco de limão/laranja, ou água misturada com baunilha, ou o que você quiser. Eu usei meia colher chá de baunilha e o restante de água. Também usei corante em gel amarelo. Se for usar corante líquido ele também conta na colher e meia de líquidos. Misture até dissolver completamente o açúcar.

Se estiver muito cremoso vá acrescentando água aos poucos, gotinha a gotinha. Banhe os biscoitos, já frios. Ou coloque o glacê em um saco de confeitar e enfeite os biscoitos como quiser.

Salvar