Bombom de Maracujá com apenas 3 ingredientes!

Bombom de maracujá equilibrando doce e azedo num recheio cremoso e com casquinha de chocolate meio amargo pra dar mais sabor ainda!

bombom de maracujá

É claro que essa é a receita base e vamos ter algumas opções de alterações… Até porque, se não puder mexer na receita não tem muito a cara dessa cozinha né?

Esse bombom de maracujá apareceu na minha cabeça quando resolvemos fazer uma leva de xarope de maracujá (dãã) aqui em casa. Já conhece a receita? Tem nesse post aqui, e eu realmente recomendo que todo mundo experimente! O fresco e a acidez do maracujá ainda estão presentes, mas o resultado é um xarope bem docinho e que serve pra um tudo. Inclusive pra não perder frutas que estejam fazendo aniversário por aí…

bombom de maracujá

A primeira receita que experimentei com esse xarope foi um drink, mas logo em seguida vieram as trufas. No caso bem rústicas, pra cada um montar a sua na hora, finalizando com a cobertura que desse vontade. Aliás, ainda acho essa ideia ótima, principalmente pra férias e feriadões, quando todo mundo quer algo menos trabalhoso. Mas dessa vez a vontade era algo mais arrumadinho, então pensei nos bombons. E já que ia mudar a receita, porque não experimentar usar chocolate branco?

O resultado foi um recheio bem cremoso, um pouco mais docinho mas ainda ácido, e com muito perfume de maracujá! Pra balancear tudo isso fui de casquinha de chocolate meio amargo mesmo. Mas você pode usar chocolate ao leite, ou mesmo o branco! Ele é mais difícil de temperar mas também dá um resultado gostoso e bonito! E já que estamos falando de mudança, esse recheio aceita qualquer xarope viu? Vale fazer bombom do que você quiser!

Sobre a temperagem do chocolate: tem tudo explicado nesse link!

bombom de maracujá

Bombom de maracujá

150g de chocolate branco
50ml de xarope de maracujá – receita aqui
200g de chocolate meio amargo

Derreta o chocolate branco e, fora do banho-maria, misture com o xarope de maracujá. Cubra com filme plástico, encostando no creme formado, e deixe descansar fora da geladeira.

Derreta e tempere o chocolate meio amargo e faça as casquinhas no formato que você quiser. Para isso preencha cada cavidade até a metade com o chocolate temperado, balance a forma de forma que o chocolate cubra toda a cavidade e então vire a forma para que o excesso caia.

Eu trabalho com um tapete de silicone embaixo pra facilitar na hora de recolher o chocolate, mas isso também pode ser feito sobre uma pedra ou uma forma. Leve a forma (virada pra cima) para a geladeira por 10min e então repita o processo formando uma nova camada de chocolate em cada cavidade. Tenha certeza de que não tem nenhuma parte de cada cavidade sem chocolate. Se preciso você pode usar ma colher pequena ou um pincel para ajudar a espalhar bem o chocolate. Volte a forma para a geladeira, mas dessa vez de cabeça pra baixo, sobre um prato ou bandeja. Se achar necessário você pode fazer ainda uma terceira camada, isso vai depender da espessura que você conseguiu com as duas primeiras.

Entre cada camada, volte com o chocolate que sobrou para a vasilha onde temperou e fique de olho na temperatura. Caso o chocolate esfrie demais é só temperar novamente.

Depois que as casquinhas estiverem firmes é hora de rechear. Transfira a ganache de maracujá para um saco de confeiteiro, sem bico mesmo, e preencha cada cavidade da forma. Não precisa encher a forma toda com o recheio, e retire qualquer excesso que possa ter. Lembra que precisa ter espaço pro chocolate que vai fechar esse bombom. Leve para o congelador por cerca de 10min, apenas para firmar mais o recheio e pode fechar os bombons.

Despeje, com cuidado, o restante do chocolate meio amargo sobre os bombons de forma que cubra totalmente o recheio. Retire o excesso do chocolate entre cada cavidade, e limpe a forma o melhor que puder. Então leve para a geladeira por aproximadamente 20min. Você vai ver que já pode desenformar quando o chocolate desgrudar da forma. Olhando por baixo você vê que a forma fica opaca onde o chocolate já desgrudou. Daí pronto, é só aproveitar seu bombom de maracujá a vontade!

——————————
Em 2015: Salada de abacate com espinafre
Em 2016: Doce Spritz