Bolo de Biscoito de Leite Maltado

Bolo de biscoito, com aqueles biscoitos de leite maltado misturados na massa. E isso é só o começo porque todas as combinações são possíveis!

bolo de biscoito de leite maltado

Tanto que essa receita nasceu inspirada em uma combinação um bocado diferente, já que a receita original era de um bolo de cookies and cream. Traduzido literalmente como biscoitos e creme, esse é um sabor que mistura sorvete de creme com pedaços de biscoito, e que ganhou fama internet afora. Feita principalmente com Oreo (ou a versão nacional Negresco), essa combinação acabou indo parar em milkshakes, cheesecakes e outras sobremesas geladas.

bolo de biscoito

Eu também sou fã de Oreo, mas sempre fico com um pé atrás de na hora de usar certos ingredientes em certas preparações. Tem coisas que eu prefiro deixar brilharem sozinhas. Por exemplo, não entra na minha cabeça misturar brigadeiro com sorvete, já que um rouba o protagonismo do outro. Então um bolo de biscoito Oreo seria roubar do biscoito o posto de estrela da receita? Não sei se faz sentido, mas eu queria uma coisa mais sutil nesse dia.

Foi pensando em um biscoito que fosse marcante o bastante pra aparecer mas que combinasse com outras coisas que cheguei no biscoito de leite maltado. Eu adoro o sabor dele, e ainda assim consigo ver várias combinações possíveis. Então decidi deixar a massa do bolo básica como estava, mas trocar o biscoito. E a combinação ficou tão equilibrada que esse foi um dos bolos que desapareceram mais rápido da mesa.

bolo maltado

Ainda assim, a ideia do bolo de biscoito com Oreo ficou na minha cabeça. É que o biscoito não some na massa como eu achei que aconteceria. Então ele continua tendo chance de aparecer na receita, sem brigar com o bolo. Agora, além de querer experimentar a receita igual a original, já estou pensando em outras combinações. E vocês? Qual massa de bolo vocês juntariam com qual biscoito?

Atualização: em 2023 fiz essa receita pra produzir fotos novas aqui pro site e achei por bem fazer algumas atualizações. Com o tempo passei a omitir dois ingredientes da receita original: a pitada de sal e a essência de baunilha. Esse biscoito tem um quê salgadinho então não dei falta uma vez que fiz sem o sal. É claro que isso depende de qual biscoito você resolver usar. E o mesmo vale pra baunilha. Eu gostei mais do bolo sem ela, porque achei que brigava com o biscoito, mas se você quiser pode usar sim. Aliás, qualquer massa de bolo amanteigado vale aqui. Então se você preferir é só acrescentar pedaços de biscoito na massa do seu bolo amanteigado favorito.

fatia e xícaras de chá

Bolo de biscoito – original aqui

1 3/4 xícara de farinha de trigo
3/4 colher chá de fermento
3/4 xícara de açúcar refinado
100g de manteiga macia
3 ovos
50ml de leite
15 biscoitos  – usei o de leite maltado

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme fofo. Acrescente os ovos e a baunilha e bata novamente. Vá adicionando os demais ingredientes, menos o biscoit0, e batendo a cada adição, até formar uma massa lisa. Pique os biscoitos e acrescente cerca de 3/4 deles na massa. Misture ligeiramente e transfira para uma forma untada e enfarinhada. Cubra com o restante dos biscoitos picados e leve para assar em forno aquecido a 200C. Espere esfriar antes de desenformar.

——————————
Em 2016: Torta de chocolate e caramelo salgado