Sorbet de limão, mais leve que tudo

Sorbet de limão, mais leve que um sorvete, mais consistente que uma raspadinha, e ideal pra aproveitar o sol…

sorbet de limão

…mesmo que seja um solzinho fraco de outono. Sabe quando o dia tá frio, e todo mundo corre pra qualquer pontinha de sol que aparece? Aproveita a leva esse sorbet junto que combina muito bem! E eu mencionei que não leva nem creme nem leite? Açúcar, claras e birita se juntam ao limão e pronto!

Se você tá procurando uma receita vegana eu aconselho o sorbet de chocolate, ou a raspadinha alcoólica.

A grande diferença da raspadinha são justamente as claras: elas contribuem para que o sorbet não fique desmoronando na hora de servir. E também pra parecer que vai dar tudo errado na hora que a gente tá fazendo. É que, como elas flutuam no líquido, enquanto o sorbet descansa no congelador parece que não vai misturar nada. Mas é só seguir o passo a passo, e não esquecer de misturar bem com o garfo e que fica tudo bem.

E falando em ficar tudo bem, tem algumas mudanças possíveis que também dão um resultado bom. A receita original usa limão siciliano, eu usei limão capeta, e você pode usar o que você quiser. É claro que a acidez final vai depender do limão escolhido, então pense nisso. Outra mudança possível é trocar a birita. Eu usei vodka pelo mesmo motivo de sempre: sabor neutro. Não queria nada interferindo no sabor do limão. Mas você pode usar qualquer birita que queira, ou tenha sobrando em casa, desde que lembre que o sabor pode aparecer. Agora me conta, qual combinação você vai fazer?

sorbet de limão

Sorbet de Limão – original aqui

3/4 xícara de açúcar
150ml de água
250ml de limão
2 claras
2 colheres de vodka*

*ou qualquer outra bebida alcoólica

Misture a água e o açúcar e leve ao fogo médio até que forme uma calda rala. Retire do fogo e junte o limão e a vodka. Deixe gelar. Bata as claras em neve e incorpore na mistura de limão. Transfira para uma vasilha larga, onde o sorbet ficará bem espalhado (se já não estiver em uma) e leve para o congelador.

Depois de cerca de duas horas comece a quebrar os cristais: a cada meia hora misture tudo com um garfo, quebrando bem os pedaços congelados. Repita essa operação cerca de 6 vezes. Transfira o sorbet para a vasilha em que será guardado e deixe dormir no congelador por pelo menos 8h antes de servir.

——————————-
Em 2015: Enroladinho de salsicha