Torta pseudo-folhada, e alguns erros dão certo

Torta pseudo-folhada, com uma base crocante (e folhada) um recheio cremoso bem inusitado e cobertura de geleia de laranja com amêndoas. E ainda é fácil de fazer.

torta pseudo-folhada

Sério, pode acreditar em mim, isso tudo descrito aí em cima é fácil de fazer. E uma coisa que eu meio que adoro meio que detesto quando acontece: veio de um plano que deu errado. Detesto porque quem realmente gosta quando os planos dão errado né? Mas ao mesmo tempo o errado ficou gostoso pra caramba, então que bom!

A história dessa torta pseudo-folhada é a receita de um falso folhado, ou pelo menos é assim que eu tô traduzindo. É que o nome original é puff loaf, e isso é bem complicado de traduzir por português já que loaf pode ser usado para um monte de coisa. Enfim, são duas massas estranhas que são assadas uma por cima da outra e, em teoria, acabam formando um folhado. No meu caso só uma parte folhou, e a outra se transformou num creminho consistente bem gostoso. Resolvi continuar a receita a partir daí e não é que esse trem ficou bom?

Pra quem resolver reproduzir em casa: caso a sua folhe completamente me conta!! Vamos trocar umas figurinhas!

torta pseudo-folhada

Então ficamos assim: uma torta pseudo-folhada, que fica gostosa mesmo que não dê completamente certo. E que ainda pode ser bem customizada. É que a cobertura original pede geleia (ou compota), amêndoas e glacê de açúcar. Ou seja, qualquer geleia tá valendo né? Eles sugerem de damasco ou framboesa, mas eu usei geleia de laranja feita aqui em casa mesmo. E realmente acho que uma que tenha um fundo mais azedinho fica melhor, para equilibrar com o glacê de açúcar.

E pra finalizar as dicas: as amêndoas! Eu deixei algumas no forno uns 10min, só pra dourar, e depois piquei ligeiramente. Precisa ser amêndoa? Não. Qualquer castanha serve: de caju, do Pará, amendoim, nozes (todos os tipos). É a crocância que faz a real diferença aqui, então veja o que cai melhor pra sua geleia, suas circunstâncias e seu bolso e pronto!

Torta Pseudo-folhada – original aqui

Massa 1:
1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 colher chá de sal
50g de manteiga sem sal gelada
2 colheres sopa de água gelada

Misture a farinha com o sal. Pique a manteiga em cubos e misture use um garfo para misturar com a farinha. Quando tiver formado uma farofa, junte a água e continue misturando até conseguir uma mistura coesa. E bem grudenta. Espalhe essa mistura sobre uma folha de papel manteiga, formando um retângulo de cerca de 25x5cm. Deixe descansar na geladeira enquanto faz o passo seguinte.

Massa 2:
1/2 xícara de água
1/4 colher chá de sal
50g de manteiga sem sal
1/2 xícara de farinha de trigo
1 ovo

Em uma panela leve a água e a manteiga ao fogo médio até que a manteiga derreta e comece a ferver. Baixe o fogo e acrescente o sal e a farinha. Misture bem até que cozinhe e forme uma massa. Retire do fogo e continue mexendo para amornar. Depois que a massa esfriar um pouco acrescente o ovo e misturem até incorporar totalmente. Espalhe essa mistura sobre a primeira massa e alise o melhor possível. Leve ao forno, a 200C, até que doure.

Cobertura:
geleia de laranja*
amêndoas picadas*
Açúcar de confeiteiro
leite

*mais detalhes no texto acima

Misture cerca de 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro com leite, adicionando o leite aos poucos até conseguir um glacê mole. Reserve.
Retire a massa dourada do papel manteiga e, se for possível, transfira para uma grade para esfriar um pouco. Ou deixe que ela esfrie ligeiramente antes de adicionar a cobertura.
Passe geleia sobre toda a massa e cubra com as amêndoas picadas. Depois que a torta estiver totalmente fria finalize com o glacê de açúcar.

—————————–
Em 2016: Pão trançado com pesto