Pipoca com Chocolate Salgado

Pipoca com chocolate já é uma delícia mas essa, além da casquinha de chocolate, ainda tem um salzinho pra equilibrar tudo!

pipoca com chocolate salgado

Já tivemos pipoca com chocolate por aqui, mas numa versão mais suave com chocolate branco e raspas de limão. Mas essa conta com chocolate meio amargo, conseguindo um sabor bem mais intenso de chocolate. E não bastasse ser o chocolate meio amargo ainda tem sal por cima de tudo, numa ordem muito específica que muito me agradou. Colocando o sal por último,mas antes que o chocolate seque, ele gruda no chocolate e sem chance de acabar com uma tigela cheia de sal no final.

Mas apesar do truque bom pra salgar, acabei me dando mal com a versão original da receita na hora do chocolate. Segundo o A Cozy Kitchen eu deveria misturar o chocolate com manteiga e creme de leite ou leite. Não tinha creme aberto e a receita pedia apenas uma colherinha, então fui de leite. E o chocolate empedrou!! Tem uma pedra de chocolate na minha cozinha… Não façam isso. Eu não sei se foi realmente o leite ou não, mas resolvi ignorar a original e fazer do meu jeito: chocolate puro.

pipoca com chocolate salgado

O chocolate puro deu certo, criou uma casquinha sequinha sem nem precisa temperar; foi fácil de misturar e ficou uma delícia. E falando em temperar, eu não temperei. Fiz as pipocas, deixei secando umas 3h, e o chocolate secou. Guardei um bocado em uma lata (dessas de guardar biscoito) e no dia seguinte o chocolate ainda estava sequinho, e a pipoca gostosa. Então acho que a temperagem não fez falta. Mas pra quem mora em locais muito quentes a temperagem pode ser uma boa ideia sim. Pra saber mais sobre como temperar seu chocolate, tem um post bem completo aqui no Cozinha, nesse link.

pipoca com chocolate salgado

Pipoca com chocolate salgado – original aqui

2 colheres sopa de óleo
1/2 xícara de milho pra pipoca
150g de chocolate meio amargo
2 colheres chá de sal

Em uma panela grande, junte o óleo e o milho, tampe e leve ao fogo médio. Mexa a panela apenas ligeiramente, em movimentos circulares, até a pipoca estoure. Quando os estouros estiverem com mais de 3 segundos entre eles desligue o fogo.

Derreta o chocolate e, caso queira guardar as pipocas, tempere conforme preferir. Caso não vá guardar nem precisa temperar, apenas derreta até ficar homogêneo. Cubra as pipocas com o chocolate, aos poucos e misturando bem. Por fim, espalhe as pipocas sobre uma assadeira, para que não fiquem amontoadas, e salpique o sal por cima. Deixe secando por algumas horas, até que o chocolate não esteja mais mole.

Dá pra guardar em uma lata por até 2 dias.

——————————–
Em 2014: Chips de cenoura