Blondie, com canela mas sem chocolate

Blondie é um bolo docinho, denso e bem úmido, como um brownie, mas feito sem chocolate misturado na massa. E no caso desse com uma casquinha de canela.

blondie

E aí, eu posso estar entrando numa polêmica aqui. É que essa não é uma receita brasileira, e em muitos textos em português eu vejo o blondie descrito como um brownie de chocolate branco. Vejo tanto que na primeira vez que fiz essa receita de hoje achei que era um blondie falso. Mas pesquisando melhor a origem da receita descobri algumas coisas.

Primeiro que a origem é incerta, mas a maioria das pessoas concorda que é coisa dos Estados Unidos. Segundo que blondie não leva chocolate branco derretido na massa, mas pode ter pedaços de chocolate (qualquer um) ou castanhas ou outras coisas misturadas nessa massa. E terceiro que não existe consenso sobre a textura ideal do blondie, igual acontece com o brownie.

Se você quer um brownie de chocolate branco, eu indico o Kladdkaka que tem nome difícil mas receita fácil.

blondies

Dito tudo isso, vamos a receita de hoje. E eu vou começar pela forma. A receita original é feita numa forma redonda de 20cm. Na primeira vez que fiz (em 2018) usei a forma redonda que eu tinha, de 23cm. E já digo que não é uma boa ideia; ficou baixo demais e acabou alterando a textura. Dessa vez usei uma forma retangular de 10×24 que, apesar de mais alta do que o necessário, deu certinho. Ainda sobre formas e assadeiras, dê preferência para as de alumínio. E sempre forre a forma. Eu uso papel alumínio porque acho mais fácil conseguir laterais bonitas pra foto com ele do que com papel manteiga. Mas se você preferir trabalhar com papel manteiga sem problema.

Esse blondie era originalmente feito com brown sugar e canela misturada na massa, além da cobertura. E eu já tinha decidido não usar canela na massa, já que não queria o sabor dela muito acentuado no final. Mas o açúcar é uma questão. Muitas vezes a receita fala brown sugar, que deveria ser traduzido como mascavo. Mas aí a gente vai ver as fotos ou vídeo e é aquele açúcar mascavo super clarinho e mais seco. Quando acontece isso eu faço o que fiz nessa versão de hoje: metade refinado metade mascavo. Claro considerando que o açúcar mascavo que eu compro é aquele bem escuro e bem úmido.

E na primeira vez eu não tinha e fiz só com o refinado, e a textura realmente ficou mais leve e mais sequinha. E o sabor um pouco menos complexo. Gostei mais dessa versão com os dois misturados. Agora o próximo passo é adicionar uma colher de canela na massa pra ver qual vai ser o resultado.

blondie

blondie de canela

Blondie com Canela

Ingredientes
  

  • 100 g manteiga
  • 1 ovo
  • 1/2 colher chá sal
  • 1/2 xícara açúcar refinado
  • 1/2 xícara açúcar mascavo
  • 1 xícara farinha de trigo
  • 1 colher sopa açúcar refinado
  • 1/2 colher chá canela em pó

Instruções
 

  • Ligue o forno a 200C para ir aquecendo. E derreta a manteiga.
  • Forre uma assadeira de 10x24cm com papel alumínio e unte o papel com manteiga.
    (eu roubo da manteiga derretida já que é bem pouquinho que precisa)
  • Em uma vasilha bata o ovo com o sal até ficar homogêneo. Junte as xícaras de açúcar e bata novamente. Adicione a manteiga e misture bem até incorporar totalmente. Por fim junte a farinha e também misture até incorporar.
  • Transfira a massa para a forma preparada e alise sem apertar. Misture a colher de açúcar com a canela e cubra a massa com essa mistura.
  • Leve ao forno por cerca de 25min. O palito inserido no meio do bolo deve sair limpo, e o bolo pode ainda estar meio mole. Deixe esfriar totalmente antes de servir.
    Se quiser adiantar isso retire da forma e deixe esfriando em uma grade e, assim que possível sem quebrar o blondie, descole o papel alumínio.

 

——————————
Em 2014: Peras ao vinho
Em 2016: French Toast