Bolo de laranja com creme de queijo

Bolo de laranja com creme de queijo docinho e recheio de geleia de laranja! E sim, ainda tem essas fatias de laranja lindonas pra enfeitar seu bolo.

bolo de laranja com creme de queijo

Esse bolo é mais um da interminável lista de “vi no Pinterest, não tinha receita, inventei com o que tinha em casa”. Que pra falar a verdade é meio que meu tipo favorito de receita pra fazer. Adoro essa coisa de pegar uma ideia do outro lado do mundo e adaptar pros ingredientes e sabores daqui.

Então pra esse bolo de laranja comecei com uma massa que eu já conhecia e sabia que era bem levinha: o bolo de laranja que já apareceu por aqui. Esse bolo não é muito doce, mas é bem perfumado, uma receita boa para parear com recheio e cobertura.

Dica extra: quando for empilhar bolos prefira massas estáveis e leves. Bolos pesados, como brownies, tendem a esmagar o recheio e ele pode escapar pelas laterais.

bolo de laranja com creme de queijo

Resolvi então seguir a mesma lógica do bolo de pêssegos e o recheio ficou sendo uma geleia. Eu usei uma comprada pronta que gosto bastante, mas uma geleia caseira dá um charme a mais se você quiser. E seguindo a mesma lógica de combinação, lembrei de uma clássica por aqui: doce de laranja com queijo minas. Disso pra laranja com creme de queijo foi um pulo, então a cobertura virou o creme de queijo com chocolate branco, tão querido aqui em casa.

Pra finalizar, as fatias de laranja. Eu apenas cozinhei as fatias em calda de açúcar até que a casca ficasse macia. Mas isso porque eu queria conservar um leve amargor na casca. Se você não gosta desse contraste entre doce e amargo existem duas opções. Você pode deixar a laranja de molho em água pura, como no doce de laranja. Esse molho pode durar de 12 horas a 3 dias, com a água sendo trocada 2 vezes por dia. Quando maior o tempo de molho mais suave o sabor da casca. Só tome cuidado para não quebrar as fatias durante o processo.

Bolo de Laranja com creme de queijo

Massa
1 colher sopa de raspas de laranja
3 3/4 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 xícara de açúcar
1 1/2 colher sopa de fermento em pó
3 ovos
1 1/2 xícara de suco de laranja

Prepare 3 formas circulares de fundo removível com 15cm de diâmetro: forre o fundo de cada forma com um disco de papel manteiga e unte as laterais das formas e os papeis manteiga com óleo. Ligue o forno a 200C para ir aquecendo.

Misture os ingredientes secos e então acrescente os ovos e o suco. Misture apenas até conseguir uma massa homogênea. Divida a massa entre as formas e leve para assar até que os bolos dourem. Deixe amornar antes de desenformar e espere que esfriem completamente antes de montar o bolo.

Recheio
200g de geleia de laranja da sua preferência.

Cobertura
400g de cream cheese em temperatura ambiente
200g de chocolate branco derretido e frio
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro

Bata todos os ingredientes até conseguir um creme fofo e aerado.

Montagem
1/2 laranja Bahia
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de água

Fatie a laranja em fatias bem finas. Junte a laranja com o açúcar e a água em uma panela e leve ao fogo baixo. Cozinhe as laranjas até que a casca esteja macia e uma calda grossa tenha se formado. Deixe sempre o fogo bem baixo para que a calda não borbulhe e quebre as fatias de laranja. Se a calda estiver bem grossa e a laranja não estiver cozida, acrescente um pouco de água e espere mais um pouco. Quando atingir o ponto desejado retire as fatias e deixe descasarem sobre um papel manteiga ou um tapete de silicone.

A calda do cozimento pode ser usada para molhar os bolos. Caso você deseje uma calda mais suave ferva 1/2 xícara de açúcar com 1/2 xícara de água até que o açúcar dissolva e desligue o fogo. Deixe esfriar completamente antes de usar.

Corte os topo de cada bolo para que eles fiquem retos, e molhe cada um com a calda escolhida. Para rechear faça um anel de creme de queijo beirando o topo de um bolo e preencha esse círculo com metade da geleia de laranja. Cubra com um bolo e repita a operação. Acerte bem os bolos e leve para o congelador por 15min.

Com o bolo de laranja já gelado, cubra com o creme de queijo e alise bem o bolo. Coloque as fatias de laranja da forma que preferir para enfeitar o bolo e prenda cada uma com um palito de dente. Volte o bolo para o congelador por mais 15min, pelo menos, ou até que a cobertura firme. Retire os palitos das laranjas, que já devem ter se prendido na cobertura, e o bolo está pronto para servir. Se não for servir na hora, depois do tempo de congelador, transfira o bolo para a geladeira até o momento de servir.

——————————-
Em 2014: Bolo de nozes