Biscoitos de coco com abacaxi em formato goiabinha

Biscoitos de coco com abacaxi, ou melhor dizendo: biscoitos cobertos com coco e “recheados” com geleia de abacaxi. Agora eu explico:

coco com abacaxi

A primeira vez que eu vi essa receita eu entendi que eram biscoitos feitos de coco e recheados com abacaxi. Quando fui ler a receita que entendi que a parte do coco com abacaxi era verdade, mas só pela metade. É que a massa é aquela mais basicona, sem nada de coco; mas os biscoitos são cobertos com coco ralado, e aparentemente isso é o bastante pro biscoito ser chamado de biscoito de coco.

Eu realmente tô querendo evitar esse tipo de polêmica, então fica o nome original da receita e vamos pra parte boa: eles são gostosos! Pra quem gosta de coco ralado ele tá sim bem presente. E se você vai fazer pra alguém que não é muito fã do ingrediente é só pular essa parte. No lugar de biscoitos de coco com abacaxi é só fazer biscoitos recheados com abacaxi.

A verdade é que dá pra trocar o abacaxi também e fazer biscoitos do que você quiser com o que quiser…

Então tá, vamos aos cuidados a serem tomados. Reparou nas fotos? Biscoitos bem achatado né? Só que assistindo o vídeo você vai ver que crus eles não estavam nem um pouco achatados. Ou seja, essa é uma massa que espalha bastante. Então não esqueça de deixar um espaço confortável entre os biscoitos antes de ir pro forno, e não pule a parte do congelador, ela faz diferença!

PS pra quem o título não fez sentido: goiabinha é como é chamado por aqui esse biscoito com um “poço” no meio, onde vai o recheio. Qual o nome desse tipo de biscoito por aí??

 

Biscoitos de coco com abacaxi – original aqui

200g de manteiga sem sal
2/3 xícara de açúcar refinado
1 ovo
1 1/2 colher chá de água
1/2 colher chá de sal
2 xícaras de farinha de trigo
150g de coco ralado
1/2 xícara de geleia de abacaxi
2 colheres chá de limão

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme fofo. Em uma tigelinha bata o ovo com a água até ficar homogêneo, e então junte com a manteiga e bata novamente. Acrescente o sal e a farinha e misture com uma espátula até que a farinha suma na massa.

Faça bolinhas com a massa, cubra com o coco ralado, e transfira para uma forma untada, deixando pelo menos 3cm de distância entre elas. Achate ligeiramente cada bolinha e afunde uma cavidade no centro de cada biscoito.

Misture a geleia com o limão e preencha cada cavidade com essa mistura. Leve para o congelador por pelo menos 30min e então direto pro forno, a 200C, até que o fundo dos biscoitos comece a dourar.

——————————-
Em 2017: Torta de pão com chocolate