Bolo verde, aquele da gelatina de limão

Bolo verde, aquele feito com gelatina de limão, com medidas padrão pra todo conseguir um bolo fofinho!

bolo verde

Acho que todo mundo conhece esse bolo, será? O bolo verde ficou famoso mais de década atrás, quando alguém descobriu que colocar gelatina na massa de bolo podia dar bem certo. Só que nem sempre dava bem certo… Eu lembro que a primeira vez que fui experimentar essa receita ela ficou super azeda, meio borrachuda, nem um pouco gostosa.

Fiz outras vezes e gostei bastante do resultado mas nunca ficava a mesma coisa. Na época eu não sabia que o que tava faltando era constância na receita em si. Afinal, se cada vez a gente usar uma xícara de tamanho diferente pra medir a farinha, cada vez vai sair um bolo de um jeito diferente.

E aí entra a mesma ladainha de sempre: medidas padrão são a chave pra sempre conseguir o mesmo resultado com as receitas. E também pra que você aí na sua casa consiga o mesmo bolo que eu consegui aqui na minha. Dá pra usar uma balança? Claro que dá, e vai ficar ainda mais certinho! Mas nem todo mundo tem, e eu entendo que por aqui existe uma resistência cultural ao uso da balança. Xícaras padrão são mais facilmente aceitas Brasil afora.

bolo verde

Esse texto todo é uma enrolação porque a receita não tem muito segredo? Até que é… Mas também é uma oportunidade de lembrar sempre que: a não ser que explicitado na receita, as medidas por aqui são as tão repetidas padrão. Isso quer dizer que uma xícara equivale a 240ml, uma colher sopa equivale a 15ml, e uma colher chá equivale a 5ml; e todas são medidas completamente cheias mas sem nenhum excesso acima da borda.

Agora, esse bolo verde é a mesma receita de sempre. Como não gravei vídeo para essa receita coloquei o link de um vídeo com o passo a passo como receita original. E as medidas vão estar diferentes justamente porque aqui as medidas são padrão e no vídeo elas são caseiras. (também acho interessante pra quem quiser ver como os números podem mudar)

Bolo verde – original aqui

3 ovos
3/4 xícara de açúcar
100ml de óleo
200ml de leite
20g de gelatina de limão
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher sopa de fermento em pó

1/2 lata de leite condensado
2 colheres sopa de limão

Bata os ovos com o açúcar até conseguir um creme claro. Adicione os demais ingredientes, na ordem, batendo bem a cada adição. Quando a massa estiver homogênea, transfira para uma forma de 20x30cm, untada e enfarinhada*, e leve para assar em um forno aquecido a 200C.

*Se quiser desenformar o bolo, como eu fiz para as fotos, unte a forma, forre o fundo com papel manteiga e unte o papel. Não precisa enfarinhar nesse caso.

Enquanto o bolo assa bata o leite condensado com o limão e deixe na geladeira por pelo menos 1h. Com o bolo já frio, cubra com o creme de leite condensado.

——————————-
Em 2014: Ovos cremosos
Em 2015: Crocante de polvilho
Em 2016: Batida de Pêssegos