Torta de kiwi e casquinha de biscoito

Torta de kiwi feita meio na inspiração meio no improviso, com recheio cremoso e todo pintado com as sementes da fruta. E a casquinha de biscoito…

torta de kiwi

Porque esses dias vi que muita gente chama a massa da torta de casquinha da torta. Tem também quem prefira chamar de base… Como você chama a parte que não é recheio? Por aqui não existe consenso, então hoje vamos de casquinha. E essa torta de kiwi conta com a casquinha feita com biscoito triturado e manteiga, uma receita que eu custei muito a aprender a fazer. Mas na receita abaixo tem o truque pra ela sempre dar certo.

Já o recheio foi meio inspirado meio improvisado mesmo. A ideia de fazer essa torta veio de um post do Love and Olive Oil; eu me encantei com as fotos das tarteletes de kiwi e salvei pra fazer num futuro próximo. Mas quando fui ler a receita era um curd de limão com kiwi, muito específico, sem gosto de kiwi e com corante verde. Não fiquei muito feliz mas continuei com vontade de experimentar a ideia.

E aí fui inventando: mantive a casquinha de biscoito, larguei mão do curd e troquei por um creme com base de leite, aumentei a porcentagem de kiwi… E no fim consegui essa torta de kiwi das fotos. O grande problema é que, com a torta já pronta, fui aprender que realmente o kiwi perde muito sabor quando cozido. Ainda dava pra perceber que era um creme de kiwi, mas não com sabor tão forte quanto eu gostaria.

A solução que eu tive na hora foi enfeitar a torta com pedacinhos da fruta fresca; ficou bonito e gostoso. Mas pra você eu deixo uma dica a mais: quando a fruta não fica muito boa cozida o segredo é fazer o creme sem a fruta, mais firme do que você gostaria, e no fim do cozimento misturar a fruta e desligar o fogo em seguida. Assim a fruta não vai propriamente cozinhar e não vai perder muito do sabor.

Por último: eu ainda enfeitei a torta com flores de lavanda. É um detalhe minúsculo, não afeta muito o sabor, e mal aparece nas fotos. Mas ao vivo é uma delicadeza que eu gostei de ver na torta.

torta de kiwi

Torta de Kiwi – inspirado aqui

200g de biscoito maria
100g de manteiga derretida
2 colheres sopa de açúcar
possivelmente água
3-4 kiwis
3/4 xícara de leite
1 ovo
3/4 xícara de açúcar
1 colher sopa de amido de milho
kiwis para enfeitar

Triture os biscoitos até conseguir uma farinha sem pedaços grandes. Misture com as colheres de açúcar e a manteiga. É preciso atingir uma consistência de areia molhada, quando você aperta um pouco da mistura na sua mão e ela mantém a forma. Se não conseguir, vá adicionando um pouco de água de cada vez até a mistura ficar úmida o bastante.

Espalhe essa mistura em uma forma de cerca de 20cm de diâmetro e aperte bem cobrindo o fundo e as laterais da forma. Use um copo ou pote pequeno para apertar a massa e acertar as laterais. E leve pra assar em forno a 200C por 10min. Deixe esfriar antes de rechear.

Para o recheio triture 3 ou 4 kiwis até conseguir 1 xícara de purê da fruta; você pode peneirar para retirar as sementes ou não. Em uma panela misture o ovo, o açúcar, o leite e o purê de kiwi. Leve essa mistura para o fogo baixo e mexa até cozinhar e formar um creme. Cubra a massa de biscoito com esse creme e leve para gelar até que ele firme.

Antes de servir enfeite a torta com cubinhos de kiwi fresco. Eu também usei flores de lavanda, mas isso é totalmente opcional.

—————————–
Em 2014: Bolo formigueiro
Em 2015: Condessa Refrescante
Em 2017: Bolachinhas de gengibre com limão