Fantasmas de marshmallow #cozinhadebruxa

Marshmallow em formato de fantasmas, camaradas ou não, para adoçar o café ou roubar um docinho no meio da tarde…

marshmallow fantasma

Em um post meio que recente eu já defendi o marshmallow caseiro em comparação com o comprado pronto. Então vou só resumir aqui: não dá tanto trabalho fazer e é infinitamente mais gostoso! Mas se o que te assustou foi a ideia de fazer formas específicas com uma textura tão borrachuda, esses fantasmas são ideais pra começar!

No primeiro post eu também fiz alguns testes comparando a versão caseira com a comprada pronta. Nesse link tem tudo explicado

Eu apanhei um pouco no início, e comecei a ter dúvidas se deveria trocar para a outra receita.  Mas a medida que a massa foi esfriando foi que eu percebi que a dificuldade era só porque eu não tinha pego o ponto certo da textura. É bem fácil acabar com uma massa mole demais ou firme demais para trabalhar com o saco de confeiteiro. Mas um ponto positivo dessa receita é que, em qualquer um dos casos, um truque simples ajusta a textura e tudo fica fácil de novo.

marshmallow fantasma

E falando em truques, a base da receita é calda de açúcar em uma temperatura específica. Pra quem não tem termômetro, eu deixei na receita abaixo o link de um vídeo que mostra como a calda fica parecendo em cada temperatura. Espero que ajude. Mas o máximo que vai acontecer é o marshmallow ficar muito mole, e você acabar com uma calda tipo de sorveteria, ou ficar muito firme e você acabar com marshmallows sem forma mas ainda gostosos.

Por último, algumas dicas: eu testei canetas comestíveis e não funcionou pra mim. Mas caso você tenha em casa vale a pena tentar, porque varia muito de acordo com a marca. Já o corante funciona com certeza, mas é bom usar um pincel pequeno pra não perder definição. E finalmente, a duração. Eles duraram uma semana em uma lata bem tampada sem nenhum alteração na textura ou no sabor; então rola de fazer com antecedência sem problemas.

marshmallow fantasma

Fantasmas de Marshmallow – original aqui

1/4 xícara de glucose de milho*
3/4 xícara de açúcar
6 colheres sopa de água
2 claras
1 colher sopa de gelatina em pó
açúcar de confeiteiro para cobrir
corante alimentício líquido ou em gel

Prepare 2 assadeiras grandes: forre cada uma com papel manteiga, unte o papel com óleo e então cubra tudo com uma camada fina de açúcar de confeiteiro.

Misture a gelatina com 2 colheres de água e reserve. Em uma panela junte a glucose com o açúcar e o restante da água e misture delicadamente. Leve ao fogo baixo e deixe ferver até atingir 113C**. Enquanto isso, em outra tigela bata as claras em neve até formarem picos meio moles.

Quando a calda atingir o ponto, desligue o fogo e misture a gelatina já hidratada. E, assim que as claras estiverem no ponto, continue batendo e vá adicionando a calda bem aos poucos, num fio constante. Continue batendo enquanto a mistura esfria e o marshmallow se forma. Para testar o ponto pegue um pouco da mistura com uma colher e pingue de volta na tigela; se ela demorar uns 20seg para sumir na mistura é porque chegou no ponto.

Transfira para um saco de confeiteiro com um bico simples e comece a fazer os fantasmas nas assadeiras preparadas. É só pingar um pouco do marshmallow e puxar o bico para fazer a calda. Se a mistura estiver muito mole ainda é só esperar um pouco que ela vai continuar esfriando e secando e vai ficar mais fácil manusear. Se ela estiver muito firme, aqueça uma panela com água e segure o saco de confeiteiro sobre o vapor, sem encostar na água, para aquecer o marshmallow novamente.

Com os fantasmas prontos, cubra tudo com uma camada fina de açúcar de confeiteiro e deixe secar por pelo menos 8h. Depois desse tempo retire os fantasmas do papel, espane o excesso de açúcar e pinte as carinhas dos fantasmas usando um pincel pequeno e o corante alimentício.

*você também pode encontrar com o nome de xarope de glucose de milho
** Caso você não tenha um termômetro, vai precisar ir de acordo com o tamanho das bolhas. O ponto é mais firme que o ponto pérola e mais mole que o ponto bala mole. A Casa e Jardim tem um vídeo mostrando cada ponto direitinho.

——————–
Em 2014: Cestinhas de Carne
Em 2015: (Outro) Bolo de coco
Em 2016: Limonada Refrescante