Pudim formigueiro com hortelã pimenta

Pudim Formigueiro com hortelã pimenta, que não tem nada de pimenta mas é super aromática! E sim, o formigueiro é porque tá cheio de pedacinhos de chocolate…

pudim formigueiro

Essa receita veio do Basta Cheio e assim que bati o olho nas fotos eu sabia que ia acabar experimentando uma hora ou outra. Que bom que não demorou muito, porque essa combinação de chocolate com hortelã é das minhas favoritas. E a receita é bem simples, mas bem diferente dos pudins que temos o costume de fazer por aqui. Começando que não é feito no liquidificador e nem leva caramelo na forma; nem é desenformado, e também que leva farinha e manteiga, ingredientes mais comuns em bolos.

Mas a textura não tem nada de bolo; como o cozimento é lento as claras começam a querer separar da massa e formam uma camada fininha bem aerada no topo do pudim, enquanto a base continua bem úmida e macia, como um pudim mesmo. E como o chocolate é ralado ele derrete totalmente no pudim e não fica nenhum pedacinho crocante no meio do creme.

Falando no chocolate, a receita original usa um que já é saborizado com menta. Acho que por isso vai pouca hortelã na massa. Mas eu usei um meio amargo comum mesmo, e ficou bem gostoso. Eu realmente aumentaria a quantidade de hortelã, mas isso porque gosto do sabor dela bem marcante nos pratos. E aqui cabe um detalhe: os tipos de hortelã ou menta.

A hortelã que aparece nesse pudim formigueiro é chamada hortelã pimenta, e pesquisando pela internet ela é um híbrido entre a hortelã e a menta. Aqui pelas minhas bandas hortelã pimenta é uma da folha grossa, bem peluda, usada principalmente pra pratos salgados. Foi ela que eu usei nesse pudim. Mas a verdade é que qualquer variedade funciona. E se tiver na dúvida do quanto usar, comece com a quantidade indicada na receita, então prove o leite e se o sabor estiver muito fraco ferva novamente com mais algumas folhas. Só tome cuidado pro volume de leite não diminuir nesse processo.

Últimas duas dicas: a receita original pedia farinha com fermento e a mistura que eu fiz é uma gambiarra que nesse caso funcionou. Mas não garanto em outras receitas, certo? Se você tiver farinha com fermento é só usar ela e ignorar o bicarbonato e o fermento. E eu usei um refratário bem alto porque não sabia como o pudim ia se comportar no forno. Ele não sobe quase nada, então vale usar um refratário mais baixo, ou menor. Só lembra que se usar um menor pode demorar mais pra assar, certo?

pudim formigueiro

Pudim Formigueiro com hortelã – original aqui

300ml de leite
8 folhas grandes de hortelã pimenta*
50g de manteiga
1/2 xícara de açúcar
raspas de 1 limão
2 colheres sopa de limão
2 ovos
1/2 xícara de farinha
1/4 colher chá de bicarbonato de sódio
1/4 colher chá de fermento em pó
75g de chocolate ralado

*mais sobre tipos de hortelã no texto acima

Pique as folhas de hortelã grosseiramente e junte ao leite. Leve ao fogo alto até ferver, desligue e tampe; deixe esfriar totalmente antes de coar. Descarte as folhas usadas. Unte um refratário de 20x30cm (para um pudim baixinho) com manteiga e reserve. Em uma tigelinha misture a farinha com o bicarbonato e o fermento, e reserve também.

Em uma vasilha bata a manteiga com o açúcar e as raspas de limão. Acrescente as gemas, uma de cada vez, a mistura de farinha, o limão e o leite, batendo a cada adição. Em outra vasilha bata as claras até atingirem picos firmes, então adicione 1/3 das claras ao creme e misture delicadamente. Repita o processo com cada 1/3 das claras e misture apenas até elas serem incorporadas. Junte o chocolate, misture delicadamente também e transfira a massa para o refratário untado.

Cubra o refratário com um papel alumínio e coloque em um banho-maria ainda frio; leve ao forno a 200C por cerca de 30min, ou até ele não estar mais líquido. Sirva morno ou gelado.

——————————-
Em 2015: Berinjela a Parmegiana
Em 2016: Biscoito que queijo e sal amoníaco
Em 2018: Licor de Acerola