Muffins de maçã e manteiga noisette

Muffins de maçã, qualquer maçã, e manteiga noisette, que tem um nome estranho mas é um ingrediente bem fácil de resolver!

muffins de maçã

Então comecemos pela manteiga noisette mesmo: é meio que uma manteiga queimada. Pois é. Noisette é o nome das avelãs na França, e foi por lá que essa manteiga meio queimada ganhou esse nome. Isso porque quando o açúcar de leite presente na manteiga começa a queimar ele vai soltando um aroma bem bom de avelãs tostadas. E é esse sabor que também fica na parte gordura da manteiga, que não queima. Eu conto como faz na receita abaixo, e pode ficar feliz porque é bem fácil.

Agora a segunda parte desses muffins de maçã é composta, claro, pelas maçãs! No caso uma maçã bem grande. E aí já começam as mudanças na receita. A original pede uma maçã doce e que seja fatiada. Eu gosto de usar maçãs ácidas em receitas doces, e já tentei fazer bolo com maçã fatiada e não gostei do resultado. Então pra esses bolinhos resolvi usar uma maçã ácida de fundo de quintal que tinha em casa, e cortei em cubinhos.

Mas essa receita vai dar certo com qualquer maçã que você escolher, então fique a vontade. Maçãs mais doces são as vermelhonas por exemplo, tipo branca de neve, sabe? Já as ácidas são as gala, aquelas pequenas mais verdinhas. Ou você pode usar maçã verde também; vai dar um contraste bem legal com o sabor da manteiga noisette. E não precisa preocupar muito com o tamanho também, se a sua for pequenininha é só usar duas. Ou ficar com um muffin de maçã com um pouco menos de maçã; não é o fim do mundo. O que eu vou pedir é pra você depois vir me contar como ficou, certo?

muffins de maçã

Muffins de maçã – original aqui

1 1/2 xícara de farinha de trigo
2 colheres sopa de fermento em pó
1/2 xícara de açúcar
1/2 colher chá de canela em pó
1 maçã grande em cubinhos*
1 ovo
3/4 xícara de leite
100g de manteiga

*mais sobre o tipo de maçã no texto acima

Primeiro prepare a manteiga noisette: em uma panela leve a manteiga ao fogo baixo. Deixe ela cozinhar no fogo até que comece a espumar, então comece a misturar e deixe no fogo baixo até ela começar a cheirar caramelada. A cor deve ser um âmbar claro e  vão aparecer uns resíduos escuros no fundo da panela. Retire do fogo e espere uns 2 minutos para que esse resíduo caia para o fundo da panela totalmente. Transfira para outra vasilha para separar a manteiga noisette do resíduo, mas não precisa preocupar em filtrar, é só ir devagar que dá pra tirar praticamente tudo. E a manteiga noisette tá pronta pra ser usada.

Para fazer os muffins prepare 12 forminhas de cupcake forrando com uma forminha de papel, ou untando e enfarinhando muito bem cada uma. E aqueça o forno a 180C.

Em uma tigela misture todos os ingredientes secos com a maçã. Em outra vasilha misture o ovo com a manteiga e o leite até ficar homogêneo. Verta essa mistura sobre os ingredientes secos e misture delicadamente só até formar uma massa úmida. Divida essa massa entre as forminhas preparadas e leve ao forno até que eles dourem.

———————————-
Em 2015: Bolo de Laranja
Em 2016: Temperagem de Chocolate
Em 2018: Licor de Chocolate Branco