Empanadilhas de Batata Doce (é pastel!)

Empanadilhas de batata doce são pequenos pasteis fritos, mas com recheio doce, de batata doce claro, e que são passados no açúcar com canela depois.

empanadilhas de batata doce

Em teoria existe uma diferença entre pastel, empada, empanada e empanadilha. Só que em cada lugar que você olhar esses nomes vão significar coisas diferentes. Enquanto aqui (Minas Gerais – Brasil) pastel é um disco de massa que é recheado, dobrado no meio e, geralmente, frito, em outros lugares pastel é o que eu chamo de bolo. Saca? Empada e empanada podem ser a mesma coisa ou coisas totalmente diferentes. Depende de pra quem você perguntar.

Com tudo isso em mente, resolvi manter o nome que a Mónica do Pratos e Travessas usou e que, imagino, seja o mesmo nome usado no livro de onde vem a receita. Mas assim, pode chamar as empanadilhas de batata doce de pastel doce sem problema. O importante é: a receita é uma delícia! A massa fica crocante e o recheio é super aromático. E o açúcar com canela sempre são bem vindos quando se trata de massa frita…rs

empanadilhas de batata doce

Ainda assim, acho bom deixar algumas coisas avisadas. O mais importante é que a massa infla um bocado. Isso é ótimo pra massa ficar crocante, mas é péssimo caso você (ou eu no caso) não tenha selado bem a massa na hora de fechar. Metade das minhas abriram e o recheio foi embora na gordura quente. Pra evitar isso, fritar poucas de cada vez e segurar com a escumadeira são boas dicas. E claro, não precisa dobrar a massa como aparece nas fotos, já que isso não garantiu em nada que elas não abrissem. Se você já tem costume de fazer pastel frito, feche como você tem costume. Se não, lembre que o garfo ajuda sim a selar e que é bom apertar bem o garfo pra garantir.

Os outros avisos são mais suaves. Primeiro, diminui bastante o tamanho das empanadilhas; essa receita deveria render 6 e eu fiz 12. Mentira, fiz 11 porque a primeira que fiz foi grande; e prefiro elas menores como na foto. Segundo, ignorei o molho de chocolate que acompanha a receita original. Prefiro massas fritas sequinhas e sem molho. Mas, se quiser, a sugestão da Mónica é uma espécie de ganache, e no link da receita original tem o passo a passo dela em português. Por último, dá pra fazer o recheio com antecedência, ele durou bem de um dia pro outro em um pote fechado, na geladeira.

empanadilhas de batata doce
Assim que fica quando abre
Empanadilhas de Batata Doce – original aqui

Recheio

200g de batata doce
1 xícara de açúcar refinado
1/2 colher chá de canela
1 1/2 colher chá de suco de laranja
raspas de 1/2 laranja
1 pitada de sal

Cozinhe ou asse a batata doce até ela ficar macia. Em um processador, ou liquidificador muito potente, bata a batata descascada com o açúcar, as raspas, a canela e o sal. Vá acrescentando o suco de laranja aos poucos. Caso você tenha cozido a batata em vez de assar pode precisar de apenas metade do suco. O recheio batido deve ficar com a consistência de uma geleia.

Massa e montagem

2 xícaras de farinha de trigo
30g de manteiga derretida
30ml de cachaça*
45ml de água
1 ovo
1/4 colher chá de sal

*ou outra bebida de sabor neutro

Junte tudo menos a água; vá misturando e acrescentando a água aos poucos. Se conseguir uma massa coesa sem colocar toda a água então não precisa usar tudo. Se precisar coloque mais água mas bem pouquinho de cada vez. Sove a massa ligeiramente, apenas até ela ficar lisa, cubra e deixe descansar por 15min. Divida a massa em 12 partes e faça uma bolinha com cada uma, apertando ligeiramente contra a bancada enquanto “boleia” cada uma.
Abra cada bolinha formando um disco e coloque uma colherada do recheio no centro do disco. Dobre ao meio e não aperte a parte do recheio, deixando uma borda larga de massa sem recheio. Aperte essa borda com um garfo, colando bem as duas bordas da massa e selando a empanadilha. Repita com o restante da massa e do recheio. Frite por imersão em óleo quente, até dourar. Como elas podem abrir frite uma ou duas de cada vez e segure com a escumadeira no fundo da panela caso ela comece a abrir.

—————————–
Em 2015: Torta de Abóbora
Em 2016: Bolo de iogurte com Melado
Em 2018: White Russian Caramelado