Torta Cthulhu de Chocolate – #cozinhadebruxa

Torta Cthulhu de Chocolate para garantir uma sobremesa gostosa, com cara de dia das bruxas mas sem ser fofinha!

torta cthulhu

Essa é mais uma das receitas de Halloween que eu vi foto muito tempo atrás e já tava me roendo pra fazer. Mas normalmente a torta Cthulhu que eu vejo é com um recheio de frutas vermelhas. Não ia rolar por aqui… A única fruta vermelha a que tô tendo acesso é pitanga e ainda estamos no início da temporada. Então depois de ouvir sugestões e conselhos, entendi que chocolate seria o melhor recheio.

E fui pesquisar qual tipo de recheio ia funcionar melhor pra esse tipo de montagem. A questão é que eu queria que os tentáculos e a cabeça do Cthulhu não afundassem no recheio, mas não queria simplesmente colocar eles ali em cima. Eu queria assar tudo junto… A solução eu encontrei na Chess Pie. Esse tipo de torta americano é conhecida por ser uma torta sem cobertura e com recheio mais firme, normalmente com base de ovos e farinha.

Me lembrou muito a torta brownie que apareceu aqui no Cozinha séculos atrás, mas acho que é só impressão.

torta cthulhu

Achei uma torta tipo chess de chocolate e só precisei adaptar as quantidades de recheio pro tamanho da forma que eu tinha. E sim, essa é uma torta grandona, pra família toda! Mas nada impede você de fazer uma versão menor! Aliás, nada impede você de usar outra massa (eu usei a da torta de pêssego aqui do Cozinha); ou mesmo de usar outro recheio também. A ideia é sempre trocar a cobertura tradicional pelo monstrão.

Agora, sobre trocas e substituições: eu uso chocolate 50% porque é o que vende por aqui. Se quiser usar cacau é só trocar o chocolate por metade cacau, metade açúcar. E se quiser um recheio mais cremoso no final é só pular o fubá. Ele serve mais pra secar o recheio que pra qualquer coisa; e não, não fica gosto de angu na torta…rs

torta cthulhu

Torta Cthulhu de Chocolate

Massa
3 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
100g de manteiga gelada em cubos pequenos
1 ovo pequeno
cerca de 10 colheres sopa de água gelada

Em uma vasilha misture a farinha com o sal, acrescente os cubos de manteiga e amasse com as pontas dos dedos apenas o suficiente para formar uma farofa. Tente não deixar a massa muito tempo nas mãos para não derreter completamente a manteiga.

Acrescente o ovo e misture até incorporar totalmente. Vá acrescentando a água aos poucos e amassando até formar uma massa lisa e elástica. Divida a massa em 2 e cubra com plástico; leve para a geladeira por 30min. Passado esse tempo tire uma parte e abra em uma superfície enfarinhada. Forra o fundo e as laterais de uma forma redonda de 22cm com ela; corte as rebarbas de massa e deixe junto com a outra metade. Cubra as bordas (se tiver) da torta com papel alumínio e deixe na geladeira até a hora de ir pro forno.

Recheio – original aqui
90g de manteiga derretida
1 1/2 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de chocolate em pó 50%
4 ovos
3 colheres sopa de fubá*
1 colher sopa de café instantâneo – opcional
3/4 colher chá de sal

*mais sobre ele no texto acima

Misture todos os ingredientes secos; junte a manteiga e os ovos e misture até formar um creme homogêneo.

Montagem
Chocolate modelável ou chocolate meio amargo
Calda de açúcar simples

Cubra a massa na forma com o creme de chocolate e leve ao forno (ainda com as bordas de massa protegidas), a 180C por cerca de 30-40min. O ponto é quando o recheio ainda estiver cru mas não estiver mais líquido; ele tem que estar firme o bastante pra segurar a cobertura.

Enquanto o recheio assa prepare a cobertura: divida a massa reservada em 4 partes. Use uma para fazer a cabeça do Cthulhu: modele uma cozinha achatada, ou um disco com uma ponta saindo dele. Pressione o dedo em 2 pontos para fazer as cavidades dos olhos e reserve essa parte. Use os outros 3/4 da massa para fazer os tentáculos; é só fazer vários cordões de massa, com cerca de 3-4mm de espessura (ou como você preferir) e de uns 25cm de comprimento.

Quando o recheio estiver no ponto retire a torta do forno mas não desligue. Retire a proteção de papel alumínio e monte o Cthulhu no topo da torta. Deixe o topo da cabeça dele apoiando sobre a borda da forma, com a parte da boca apontando pro meio da torta. Enrole e ajeite os tentáculos como se eles estivessem saindo da ponta da cabeça em direção a toda a borda da torta. Volte com tudo para o forno até a massa dourar. Deixe esfriar antes de finalizar.

Com a torta já fria faça os olhos. Você pode usar chocolate modelável, fazendo duas bolinhas e ajeitando nas cavidades preparadas. Ou pode apenas derreter um pouco de chocolate meio amargo e preencher essas cavidades. Por fim, pincele toda a torta, massa e recheio, com a calda de açúcar para dar uma aparência molhada para o monstrinho. Essa torta pode ser servida fria ou gelada.

——————————
Em 2015: Múmia de Carne Moída
Em 2016: Biscoitos Sangrentos
Em 2018: Drink Morto Vivo