Brazuca

Brazuca é um drink bem suave e super perfumado, ligeiramente cremoso e com uma mistura curiosa de cachaça, melado e Campari.

brazuca

E a ideia só é minha se a gente pensar nas modificações que foram necessárias pra fazer esse drink acontecer. Porque a versão original desse é um drink tem nome de criador, local de nascimento e tudo: O Brazuca Remedy foi criado por João Paulo Balzani no bar Aqua Spirit em Hong Kong.

Corta pro interior de Minas e alguma modificações foram feitas. Tudo, ou quase tudo, por falta de acesso aos ingredientes mesmo. E é por isso que eu gosto de detalhar isso aqui. Começando pela substituição que eu considero mais simples e menos grave: Aperol versus Campari. O drink original leva Aperol, que eu não tenho. Mas eu tenho uma garrafa de Campari, que tem notas parecidas, mas é mais intenso, mais amargo, sabe? Quando é assim eu uso de Campari apenas a metade da medida pedida de Aperol.

Outra modificação por conta de (falta de) acesso foi o limoncello que virou um licor de limão caseiro. Eu já ensinei a fazer esse tipo de licor com laranja e com mexerica, é basicamente uma vodka infusionada com raspas e depois misturada com xarope simples*. Dá pra fazer só um pouquinho pra usar nesse drink, e dá pra manter uma garrafa dessas na geladeira e ser feliz! E claro, dá pra usar limoncello se você tiver.

brazuca

O xarope de melado que eu uso nessa versão era xarope de mel no Brazuca Remedy original. É só ferver 3 partes de melado (ou mel) pra 1 parte de água. Também fiz a mais e mantive na geladeira e ficou uma delícia com chá preto. E preferi melado do que mel porque ele é ligeiramente mais ácido e eu acho que isso equilibra bem o amargor a mais que o Campari traz.

E uma mudança que eu não fiz mas você pode querer fazer: a clara de ovo crua. Eu não tenho problemas com ovos crus, mas sei que muita gente tem. Dá pra usar albumina em pó, é só hidratar e usar cerca de 1 dose dela hidratada. Eu já vi albumina pra vender tanto em lojas cerealistas quanto em lojas marombeiras. Pra quem for vegane, aquafaba pode funcionar também. Pra fechar: pra drinks assim eu prefiro evitar cachaças envelhecidas, mas se for usar lembre que o sabor dela também vai influenciar no resultado final!

*Sempre bom lembrar que xarope simples é apenas açúcar e água, em partes iguais, fervidos até o açúcar dissolver. Eu gosto de manter uma garrafinha na geladeira porque uso até pra adoçar chá.

brazuca

Brazuca

Ingredientes
  

  • 3 folhas manjericão
  • 1 1/2 dose Cachaça
  • 2/3 dose licor de limão veja texto acima
  • 1/4 dose Campari
  • 1/3 dose limão
  • 1/6 dose xarope de melado veja texto acima
  • 1 dose clara de ovo veja texto acima
  • gelo

Instruções
 

  • Em uma coqueteleira amasse as folhas de manjericão. Cubra com os outros ingredientes, exceto o gelo. Bata por 30 segundos.
  • Acrescente o gelo e bata mais alguns segundos até gelar. Coe em uma taça rasa e sirva com um raminho de manjericão.

———————————————-
Em 2017: Vinho Quente Aromático
Em 2021: Quiche de Milho