Quiche de milho super simples – #cozinhajunina

Quiche de milho de um jeito bem simples que garante um almoço ou um jantar leve e que aceita um monte de mudanças…

quiche de milho

…meu tipo de receita! E eu quase não mexi na original, a não ser claro pra adaptar ingredientes pro que eu tenho. Por exemplo, no Epicurious eles falam pra usar uma “casca de torta” tradicional. Isso quer dizer a massa de torta comprada já pronta, assada e congelada. Nunca vi nada do tipo pra vender por aqui e, honestamente, não gosto da ideia. Massa de torta é bem simples de fazer em casa e eu gosto muito do resultado caseiro. E pra quem tem dias corridos, a massa que eu escolhi pode morar uns 3 meses no congelador sem problema. Dá pra fazer uma quantidade bem maior de massa, porcionar e congelar ou já colocar em diferentes formas (se você tiver, claro) e congelar tudo bem embalado e vedado.

E claro, eu escolhi a massa mais básica que eu conheço, sei que fica sequinha e crocante e (importante) que pode ir pro forno já recheada que não dá problema. Mas você sempre pode escolher outra massa que você prefira.

quiche de milho

Agora, falando do recheio! Ele é um creme típico de quiche junto de grãos de milho. Simples assim. E, apesar de já ser gostoso assim sem muitos temperos, fica a primeira dica: milho aceita muitos temperos diferentes e todos eles são bem vindos nessa torta. A segunda dica é mudar bastante a cara dele com os mesmos ingredientes: é só bater tudo no liquidificador! Não gosta dos grãos envoltos no creme? Batendo no liquidificador você consegue uma quiche de milho de recheio cremoso e homogêneo e bem rápido. Outra dica? Além da cebola e do milho dá pra incrementar esse recheio com outras coisas. A primeira que me vem na cabeça é bacon picadinho, mas outros vegetais funcionam bem com o milho.

Por último duas mudanças maiores que eu fiz: o creme e o queijo. A receita original segue a maioria das receitas de quiche e usa creme fresco. Brasil não tem creme fresco gente. Se você mora numa cidade com creme fresco a vontade considere-se uma pessoa muito sortuda. Então eu sempre dou um jeito de trocar esse bendito. Aqui eu usei creme de lata e contando 1 lata, com soro e tudo, faltaram 30ml pra quantidade pedida. Completei com leite mesmo e deu tudo certo. Isso pra dizer que: não precisa se descabelar porque você não tem todos os ingredientes. Pode nem sempre ficar igual mas dá pra adaptar muita coisa! E pra fechar, o parmesão. Isso foi invenção minha mesmo. Senti que tava faltando um acabamento pra essa torta e claro que taquei queijo. Eu uso queijo parmesão que eu ralo na hora. Mas pode sim usar parmesão de pacote, só atente que ele costuma ser mais forte, e salgado, então eu aconselho usar menos, talvez metade.

Quiche de Milho – original aqui

2 xícaras de farinha de trigo
150g de manteiga gelada
1 colher chá de sal
5 colheres sopa de água gelada

3 ovos
1 colher sopa de açúcar
1 colher sopa de farinha de trigo
1 colher chá de sal
1 1/3 xícara de creme de leite*
45g de manteiga derretida
1/2 cebola picadinha
2 latas (200g) de milho verde
1/4 xícara de parmesão ralado*

*mais sobre esses ingredientes no texto acima

Primeiro prepare a massa: junte a farinha com o sal e pique a manteiga junto desses ingredientes. Com um garfo misture tudo formando uma farofa. Vá acrescentando a água gelada aos poucos e misturando até conseguir formar uma massa coesa. Se preciso aperte com as mãos mas não sove a massa. Espalhe a massa sobre uma forma redonda de 23cm de diâmetro e aperte forrando todo o fundo e as laterais. Acerte as bordas e leve para o congelador por 30min.

Enquanto isso prepare o recheio: Descarte a conserva dos milhos enlatados e lave os grãos; deixe em uma peneira, escorrendo, até o momento de usar. Bata os ovos apenas para ficarem homogêneos. Junte o açúcar, a farinha e o sal e bata novamente para incorporar. Adicione o creme, ainda batendo e por fim a manteiga. Com esse creme homogêneo dispense o fouet e junte a cebola e o milho, misturando delicadamente no creme.

Cubra a massa congelada com o creme de milho e espalhe o parmesão ralado sobre ele. Leve ao forno a 200C até que o recheio fique firme e o queijo e amassa dourem. Espere amornar um pouco antes de desenformar e servir.

———————-
Em 2017: Vinho quente aromático