Bolo de amendoim versão festa – #cozinhajunina

Bolo de amendoim em versão festa com direito a recheio e cobertura de amendoim e um creme de manteiga diferentão.

bolo de amendoim

É verdade que já teve bolo de amendoim em outros especiais juninos, começando pelo bolo paçoca e também com o bolo junino do ano passado que tem a massa de amendoim. Mas quando vi esse bolo de avelãs do Liv For Cake eu só consegui pensar em fazer uma versão com amendoim, então temos mais uma versão diferente.

A massa é bem básica: um bolo amanteigado simples com farinha de amendoim misturada nele. Já o recheio e a cobertura são mais diferentes, de tudo que eu costumo fazer aqui no Cozinha. Eu evito cremes de manteiga porque ninguém aqui em casa é muito fã. Mas ao mesmo tempo eu sempre fico curiosa quando vejo uma versão que ainda não provei; vai que é essa a versão que a gente vai gostar né?

A versão desse bolo é o Creme de Manteiga Alemão, basicamente manteiga batida misturada com creme de confeiteiro. Ele é mais leve que o creme de manteiga tradicional (só manteiga e açúcar); e não é muito mais leve mas mais gostoso que o creme de manteiga suíço (com merengue misturado). Esse eu achei ainda mais gostoso porque ele ainda conta com farinha de amendoim. Ainda dá, perfeitamente, pra perceber a base de manteiga, mas o creme e o amendoim acabam equilibrando tudo melhor. Se você realmente não goste de cremes de manteiga talvez um brigadeiro de amendoim pro recheio e uma ganache branca, com amendoim, pra cobertura devem funcionar bem.

Não confundir o creme de manteiga alemão com o creme mousseline que é creme de confeiteiro misturado com um pouco de manteiga; as proporções são bem diferentes.

bolo de amendoim

E ainda falando do ingrediente principal, eu usei 3 granulações diferentes de amendoim nesse bolo. O que eu fiz foi comprar um pacote de amendoim torrado e bater no processador só quebrar e fazer o xerém. Então tirei um tanto e continuei batendo o restante. Esse tanto eu peneirei, a parte mais fina é a farinha e a mais grossa (e úmida) é o amendoim triturado. Espero que a imagem ajude a entender, mas qualquer dúvida é só deixar um comentário!

Por fim, dá pra fazer esse bolo num dia só, começando bem cedo e terminando de noite. Mas eu gosto de fazer em dois dias. No primeiro asso os bolos e faço o creme de confeiteiro, e deixo eles dormindo na geladeira. No segundo termino o creme e monto o bolo. A última dica: se só for servir o bolo no terceiro dia deixe pra enfeitar o bolo (com os pedaços de amendoim e a placa de açúcar) no dia de servir pra ficarem mais crocantes.

amendoim

Bolo de Amendoim – original aqui

1 3/4 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de amendoim*
2 1/2 colher chá de fermento em pó
3/4 colher chá de sal
180g de manteiga
1 1/2 xícara de açúcar
3 ovos
1 xícara de leite

Prepare 3 formas redondas de 15cm e com fundo falso: unte o fundo e as laterais com manteiga e forre o fundo com papel manteiga untado. Ligue o forno a 200C.
Misture a farinha de trigo, o amendoim, o fermento e o sal em uma vasilha e reserve. Em outra vasilha bata a manteiga com o açúcar até formar um creme fofo. Continue batendo e adicione os ovos, um de cada vez. Quando todos os ovos estiverem incorporados continue batendo e comece a acrescentar os ingredientes secos e o leite, alternando.
Com todos os ingredientes formando uma massa homogênea divida entre as 3 formas e leve para o forno até assar completamente.
Espere os bolos esfriarem antes de desenformar e deixe na geladeira por pelo menos 3h antes de montar. Se quiser deixar gelando de um dia pro outro guarde em uma vasilha tampada.

2 xícara de leite
1/4 xícara de amido de milho
2/3 xícara de açúcar
2 gemas
450g de manteiga
1/2 xícara de farinha de amendoim*
1/2 xícara de amendoim triturado*

Junte as gemas com o açúcar e o amido e misture bem. Adicione o leite e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até cozinhar e formar um creme que cubra as costas da colher. Transfira para uma vasilha, cubra com plástico, encostando no creme, e deixe na geladeira de um dia pro outro.
Bata a manteiga formando um creme fofo; misture o creme que estava na geladeira e, ainda batendo a manteiga, comece a adicionar o creme gelado nela, uma colher de cada vez. Por fim, ainda batendo, adicione a farinha de amendoim. Reserve o xerém para o hora da montagem.

1/2 xícara de açúcar
1/4 xícara de xerém de amendoim*
Amendoim picado grosseiramente ou mais xerém

Leve o açúcar ao fogo até ele dourar. Desligue o fogo, misture o xerém e espalhe sobre um tapete de silicone, ou papel manteiga untado. Espere esfriar totalmente antes de usar.

*mais sobre os tamanhos de amendoim no texto e na foto

Acerte o topo dos bolos para deixar todos nivelados. Espalhe 3/4 xícara do creme de manteiga sobre 2 bolos, e sobre cada um espalhe metade do amendoim triturado reservado. Empilhe os dois e vire o terceiro bolo de cabeça pra baixo sobre os outros. Com um pouco mais de creme acerte a parte do recheio e cubra tudo com uma camada muito fina de creme. Leve para o congelador por 30min.
Reserve 1/2 xícara de creme e use o restante do creme para fazer uma camada mais generosa sobre todo o bolo. Alise e acerte tudo com uma espátula (ou régua). Leve o bolo de volta para o congelador por mais 30min; ou para a geladeira de um dia pro outro.
Transfira o bolo para o prato em que for servir e use o creme reservado para enfeitar a base do bolo, escondendo o prato. Cubra a parte de baixo da lateral do bolo com um pouco de amendoim picado. Quebre a placa de açúcar e amendoim e enfeite o topo do bolo com os pedaços dela.

bolo de amendoim

————————–
Em 2019: Licor de Amendoim