Buñuelos Colombianos

Buñuelos são bolinhos fritos, típicos do natal na Colômbia, mas que podem ser encontrados em mesas de café da manhã ao longo de todo o ano.

buñuelos

Eu achei interessante porque funciona como as rabanadas pra gente: são típicas do natal, mas tem quem coma o ano todo. E ao mesmo tempo lembram muito os nossos bolinhos de chuva: um bolinho frito, de massa leve, ligeiramente doce mas não doce demais como uma sobremesa. Aquela comida reconfortante que lembra mais casa de vó do que restaurante, sabe?

A massa tem como base amido de milho, polvilho e queijo, mas aqui já começam as variações. E elas podem ser muitas, como acontece com toda receita típica de família. A versão que usei como base é do My Colombian Recipes e lá a Erica explica que existem muitas versões que levam apenas amido de milho, mas que a vó dela sempre fez misturando com farinha de mandioca. Que eu traduzi como polvilho doce pra minha versão mineira. Fiz isso porque mais tarde ela menciona amido de tapioca como outra opção. Ou seja, a tal “yuca flour” não seria a nossa farinha e sim algo mais parecido com “amido de mandioca”.

Também escolhi o polvilho doce em vez do azedo por a massa não ser escaldada.

buñuelos

Além disso teve outra mudança meio radical: o queijo. A versão colombiana é feita com queso costeño, uma variedade nem um pouco fácil de ser encontrada por aqui. Esse é um queijo fresco, macio e salgado típico da Colômbia caribenha. Lá os Estados Unidos a Erica trocou por queijo feta. Esse é um queijo de origem grega que, em teoria, deve ser feito com uma mistura de leite de ovelha e de cabra. Ele tem textura levemente granulada e a sua consistência pode variar bastante, mas ela escolheu pelo sabor que é mais pungente.

Pensando nisso tudo meu instinto, e meu plano pra próxima vez, é usar um minas meia cura ao estilo dos queijos do Serro ou da Canastra. Mas eu queria testar algo mais disponível pra todo mundo. Então fiz essa versão com mussarela mesmo. Tenho certeza que o sabor ficou mais suave e sem graça do que deveria, mas ainda assim os buñuelos daqui ficaram uma delícia. Então se você não tem acesso a nenhum dos queijos citados anteriormente, vai de mussarela que vai dar certo também!

Por último um detalhe que eu preciso enfatizar que é importante: a temperatura do óleo. A ideia é que esses bolinhos fiquem totalmente cozidos por dentro, mas eles não são pequenos. Então o óleo da fritura não pode estar muito quente! A Erica cita 148C, mas se você não tiver termômetro lembre de manter o fogo baixo. E se os buñuelos começarem a dourar muito rápido desligue o fogo e espere alguns minutos antes de fritar a próxima leva. Manter a panela sempre com vários em vez de fritar um de cada vez também ajuda a evitar que o óleo esquente muito.

buñuelos

boñuelos

Buñuelos

Ingredientes
  

  • 3/4 xícara amido de milho
  • 1/4 xícara polvilho doce
  • 1 1/2 xícara queijo ralado veja texto acima
  • 2 ovos
  • 1/4 colher chá fermento químico
  • 2 colheres sopa açúcar
  • 1 pitada sal
  • 1 colher sopa leite se necessário

Instruções
 

  • Misture os ingredientes secos. Adicione o queijo e misture bem.
  • Então junte os ovos e comece a misturar e amassar a massa. Ela deve formar uma massa coesa e modelável. Se estiver muito seca adicione o leite, aos poucos. Se estiver muito úmida acerte o ponto com mais amido de milho.
  • Faça bolinhas do tamanho de um brigadeiro grande e frite em imersão em óleo. O óleo não deve estar muito quente para que os boñuelos tenham tempo de cozinhar por dentro.
  • Sirva com açúcar e, se quiser, canela

—————————————