Biscoitos Cobra – #cozinhadebruxa

Biscoitos cobra com uma massa mega simples, um resultado mega crocante e  que garantem uma mesa mega assustadora! Ou fofinha, vai saber…

biscoitos cobra

Essa é daquelas receitas que são base pra muitas invenções. Tanto pela massa quanto pelo formato. Então vou começar pela massa, que é a mesma da receita original que inspirou essas cobras. Ela é bem simples com poucos ingredientes e um fermento que engana. Apesar de usar fermento pra pão, ela não tem um grande tempo de descanso. E isso traz complexidade pro sabor mas mantém a textura crocante de biscoito.

E ela tem duas mudanças possíveis. Primeiro a manteiga, que pode virar um óleo vegetal se você preferir uma receita vegana. Não fica exatamente igual, mas fica tão bom quanto. A segunda são os temperos. Eu preferi testar o sabor da massa pura (e é bem bom), mas isso não é obrigatório. Dá para misturar ervas secas, como orégano, pimentas, especiarias, uma misturada disso tudo… E assim ir brincando com os sabores favoritos aí da sua casa.

biscoitos cobra

Agora, falando de formatos. Se o nome é biscoitos cobra é porque foi esse o formato que eu escolhi. E ainda fiz algumas enroladinhas sobre si mesmas, tipo as cascáveis que a gente vê em filmes. Mas claro que dá pra cortar essa massa do jeito que preferir, incluindo formatos temáticos como fantasmas, ou mais genéricos como discos ou quadrados.

E pra completar as cobras, resolvi cobrir com gergelim, que funciona muito com esse tipo de massa. Só que eu segui uma indicação meio furada e usei azeite como cola. E apesar de ficar gostoso, e o azeite ajudar a dourar a massa, ele não cola nada. A maior parte do gergelim caiu dos biscoitos assim que eles saíram do forno. Então, se você não quiser uma receita vegana, meu conselho é usar uma clara de ovo. Ela vai colar tudo no lugar sem maiores problemas. Dá pra usar uma gema? Dá. Mas ela dá um brilho que eu não gosto pra esse tipo de ideia. Se você não se importar com esse brilho pode usar só a gema ou um ovo batido.

Último detalhe: os olhos das cobras! Eu usei sementes de coentro que eu tinha em casa, gosto, e são dum tamanho interessante. Qualquer tempero pode ser usado nesse caso, mas é legal dar preferência pra um que você não vá querer tirar do biscoito na hora de comer né? Na falta de um tempero assim sempre dá pra pegar um pouquinho de massa, fazer várias bolinhas e usar como olhos.

Biscoitos Cobra

Sabrina - CozinhaRoman
Biscoitinhos crocantes em formato de cobras

Ingredientes
  

  • 3/4 colher chá fermento biológico seco
  • 160 ml água morna
  • 1/2 colher chá açúcar
  • 15 g manteiga derretida veja notas
  • 1 3/4 xícara farinha de trigo
  • 1/2 colher chá sal
  • 1 clara ou
  • azeite
  • gergelim opcional
  • sementes de coentro opcional

Instruções
 

  • Misture o fermento e o açúcar na água e deixe descansar por 5min.
  • Em outra vasilha misture o sal na farinha. Misture a manteiga na água com fermento e junte na farinha. Sove apenas até a massa ficar lisa, cubra e deixe descansar 10min.
  • Abra a massa em uma superfície enfarinhada até formar um retângulo com 20cm de altura e cerca de 3mm de espessura. A largura do retângulo não importa muito.
  • Corte esse retângulo em tiras de 20x0,5cm. Com a ponta dos dedos ajeite as quinas dessas tiras para que não fiquem muito quadradas. Achate uma das pontas para ser a cabeça da cobra e enrole a outra pra ser a cauda. Repita com todas as tiras.
  • Transfira as cobras para assadeiras untadas, modelando pra que elas façam curvas com o corpo. Se quiser enrole algumas, como cascáveis fazem. Pincele todas com a clara, ou o azeite, e cubra o corpo com gergelim e coloque duas sementes de coentro na cabeça pra fazer os olhos.
  • Leve para o forno a 230C até que comecem a dourar. Sirva com o molho de sua preferência.

Notas

Se quiser manter a receita vegana dá pra trocar a manteiga por óleo vegetal. Não fica exatamente a mesma textura, mas dá muito certo também.
Mais sobre o azeite e a clara, e o gergelim e as sementes de coentro no texto acima.
Palavra Chave halloween, petisco

—————————
Em 2017: Poção de Bruxa