Brigadeiro de batata doce, fit ou não?

Brigadeiro de batata doce, é um doce querendo se passar por comida fit ou uma adaptação de um doce tradicional daqui de Minas?
brigadeiro de batata doce

Pra quem é velho de casa nem precisa explicar né? Fit por aqui quase não tem espaço. E o slogan aqui tá mais pra “coma de tudo” do que pra “transforme doces em comida de dieta”! Então se você esperava uma receita sem calorias, sem lactose, sem glúten, sem consequências… Sinto muito mas não é o caso. Agora, se você tá atrás de um docinho gostoso e diferentão, mas com aroma de doce de fazenda… É isso mesmo que temos hoje!!

Pra quem ainda tá boiando nessa história, explico: o meu aqui é Minas Gerais. E por aqui tem muito doce em calda feito com tudo quanto é coisa produzida nas fazendas. Figo, laranja, goiaba, mamão, abóbora, batata doce, arroz… O que não vira doce em pedaço, mergulhado em calda, vira doce em pasta…

Não precisamos citar doce de leite né? Já teve até receita aqui

Pois bem, o doce de batata doce (o doce mais doce de todos) é feito em pasta: você cozinha a batata e faz um purê com ela. Daí leva pra panela com açúcar e cozinha até virar doce. É uma delícia! Façam… Mas aí veio a pergunta: e se no lugar do açúcar eu usasse leite condensado? Será que um brigadeiro de batata doce dá certo? Tanto deu que a receita tá ali embaixo. Apenas sigam esse conselho: façam!
brigadeiro de batata doce

Dois detalhes da receita: você pode fazer com 500g a 700g de batata doce. Eu fiz com 700g e ficou no ponto que eu gosto, com a textura lembrando mais docinho de leite ninho do que brigadeiro. Se você prefere doces mais leves pode fazer com apenas 500g; mas daí o sabor vai ficar bem mais suave. E quanto ao nome… Normalmente só chamo de brigadeiro o doce que leva chocolate (mesmo que seja branco), mas esse era pra ser brigadeiro. Fiquei com medo de ficar muito doce e acabei cortando o chocolate, mas o nome fica.

Brigadeiro de Batata Doce

700g de batata doce*
1 lata de leite condensado
25 de manteiga

Cozinhe a batata até ficar bem macia; se a sua batata for do tipo que fica escura quando em contato com o ar adicione duas colheres de leite na água, pode ajudar a evitar a oxidação. Com a batata bem macia passe por uma peneira, formando um purê. Transfira para uma panela e junte o leite condensado e a manteiga e cozinhe em fogo baixo.

Você pode deixar em ponto mais mole pra comer de colher, ou deixar secar bem para enrolar. Se for enrolar, o ponto é quando começa a parecer um purê de batata. Deixe esfriar um pouco, coberto com filme plástico, e enrole. Eu passei no açúcar cristal, mas ele derreteu bem rápido e fez uma bagunça. Se for fazer isso prefira o açúcar de confeiteiro ou o impalpável (que tem amido de milho misturado) já que eles demoram muito mais pra derreter.

—————————-

Em 2014: Panacota amor em pedaço
Em 2015: Xarope de Maracujá