Licor de chocolate branco, quase um chocolate líquido!

Licor de chocolate branco, cremoso e docinho, com todo o sabor do chocolate e um leve toque de álcool. Ou não tão leve assim…

licor de chocolate branco

Por aqui já tivemos um licor de chocolate com uma receita bem diferentona, que inclusive não leva leite. Então já deixo a dica: quem tem intolerância clica no link ali em cima e ignora a receita de hoje. É que esse licor tem o chocolate branco, leite e creme de leite!

E todo esse leite é com uma boa razão: textura! Esse licor tem uma textura meio cremosa, quase como um chocolate quente bem denso. Só que geladinho. E com o sabor característico do chocolate branco. Porque sim, o sabor dele não some na bebida! Mesmo acrescentando a essência de baunilha. Na verdade parece que os dois de complementam, então não pule esse ingrediente.

E falando em pular, não pule o descanso na geladeira; as 24h de repouso fazem diferença sim. E olha que a gente testou antes, e o antes é bem menos denso e com um ardor muito mais forte. Depois de 24h o resultado é um licor com a tal textura que eu gostei tanto e com uma sensação alcoólica muito mais equilibrada.

É claro que, se você achar que ficou fraco, sempre pode acrescentar mais vodka.

E uma última dica: meu chocolate branco é quase amarelo na verdade, e isso varia muito de marca pra marca. Se você quiser um licor bem clarinho, e não se importar com pequenas quantidades de corantes, adicione uma colherinha de dióxido de titânio. Esse corante branco, especial pra chocolate, vai ajudar a clarear o licor sem interferir no sabor. Só não coloque mais que uma colher de chá, pois ele não vai dissolver e vai ficar um resíduo no fundo da garrafa. Se for usar, adicione o corante na hora de levar ao fogo.

Licor de chocolate branco – original aqui

100g de chocolate branco
1/4 xícara de creme de leite – usei de caixinha
1/3 xícara de leite
2 colheres sopa de açúcar
2 colheres chá de essência de baunilha
1 xícara de vodka

Em uma panela junte o chocolate, o creme, o leite, a baunilha e o açúcar. Aqueça e misture até derreter tudo e conseguir um líquido homogêneo. Leve para a geladeira por alguns minutos, até esfriar completamente. Acrescente a vodka e misture bem. Volte para a geladeira e deixe descansar por 24h. Sirva gelado.

————————
Em 2015: Bolo de laranja
Em 2016: Temperagem de chocolate + ovocake