Bolinhos de abobrinha com chocolate

Bolinhos de abobrinha, mas em versão doce e com direito a pedacinhos de chocolate pra continuar, e dar força para, a teoria de que dá pra fazer bolo de tudo.

bolinhos de abobrinha com chocolate

Pra quem é visitante das antigas aqui do Cozinha, já deve não ser surpresa nenhuma uma receita no estilo bolinhos de abobrinha. É que por aqui já tivemos do tradicional bolo de cenoura até um surpreendente bolo de espinafre, passando por um super úmido bolo de batata doce.

E sim, todos doces, todos ótimos para o café da manhã e também passíveis de virarem bolo de aniversário com direito a recheio e cobertura. E também todos com açúcar, manteiga, farinha branca, leite, esses ingredientes típicos de bolo. Não tô falando de culinária vegana, keto, light, diet, clean ou o termo da moda. A ideia é usar ingredientes que normalmente seriam do almoço para fazer bolos e sobremesas.

Inclusive as cascas deles já que, além do bolo de abóbora, teve também bolo de casca de abóbora.

Então com a ideia bem proposta, vamos a receita! Que é das mais simples, do tipo misturou tudo, colocou na forma e pôs pra assar. E que recebe algumas mudanças numa boa. O leite com limão já é uma substituição pra quem não acha buttermilk em qualquer esquina. Mas também pode virar iogurte natural, se você não se importar com o sabor mais azedinho dele.  O chocolate foi do meio amargo, e picado grosseiramente com a faca; mas poderiam ser gotas de chocolate, na graduação que você quiser. E também podem ser pedaços grandões ou bem pequenos, basta decidir a partir do quanto você quer que o chocolate apareça na massa.

Mais mudanças possíveis? Claro. Dá para o açúcar branco virar mascavo, lembrando que o sabor dele é mais forte. Dá pra tirar a noz moscada e trocar por canela, cravo, raspas de laranja, ou por nada mesmo. E por fim, dá pra ignorar a parte inho do bolinho, usar uma assadeira baixa e fazer um bolo de abobrinha.

Bolinhos de abobrinha com chocolate – original aqui

2 xícaras de farinha de trigo
1 colher chá de fermento em pó
1/2 colher chá de bicarbonato
1/4 colher chá de noz moscada
1/2 colher chá de sal
1 xícara de açúcar
1 ovo
1 1/4 xícara de leite
1 colher sopa de limão
100g de manteiga derretida e morna
1 1/4 xícara de abobrinha ralada – cerca uma abobrinha grande
1 xícara de chocolate em pedacinhos – ou em gotas

Misture o leite com o limão e deixe descansar por 20min. Acenda o forno a 200C para ir aquecendo. E, se for usar forminhas que não sejam de papel ou silicone, unte cerca de 20 forminhas, ou uma assadeira de cerca de 20x30cm.

Em uma vasilha grande misture a farinha com o fermento, o bicarbonato, o sal, a noz moscada e o açúcar. Na vasilha com o leite, acrescente o ovo e bata apenas para misturar. Junte essa mistura na vasilha com os ingredientes secos e misture ligeiramente. Acrescente a manteiga, a abobrinha e o chocolate, misturando ligeiramente a cada adição. Divida a massa entre as forminhas (ou transfira para a assadeira) e leve para o forno por cerca de 15-20min. Esses bolinhos não precisam dourar, mas pode ser que isso aconteça no seu forno. Espere esfriar para desenformar ou servir.

——————————
Em 2017: Bolo de maçã verde