Casa de biscoito de gengibre versão 2018 – a primeira

Casa de biscoito enfeitada com açúcar, uma história de desabamentos e uma receita que para de pé. Tudo isso no post de hoje!

casa de biscoito de gengibre 2018

E tudo isso porque eu cismei que esse Especial de Fim de Ano ia ter uma casinha de biscoito. Mas olha, foi uma busca até achar uma receita boa o suficiente pra me contentar. E até achar essa receita, que está ali no fim do texto, foram alguns pequenos desastres e alguma muita frustração.

A primeira receita já avisava que não era das mais gostosas mas que era a prova de erros. Não só o sabor era horrível como tinha uma textura tão estranha que era impossível de montar. A segunda foi uma adaptação de um biscoito que normalmente não perde a forma, mas que deformou totalmente no forno dessa vez. A última perdeu a forma no forno, mas eu cortei de novo, e montei. Só pra ver tudo quebrar no momento em que coloquei o telhado no lugar. Não é que ela desmontou, as placas simplesmente quebraram no meio!

E finalmente, quase desistindo, fui tentar essa receita. E deu certo! Um pequeno ajuste nos moldes para acertar o tamanho do telhado e pronto: temos uma casa de biscoito de gengibre para o natal 2018! E gostosa também, porque depois da primeira eu fiz questão de que todas as tentativas fossem pelo menos gostosas…

Enfim, vamos aos detalhes. Essa massa não é muito doce, e acho que tudo bem já que a cola é feita de clara de ovo e açúcar* né? Se você ainda for enfeitar com doces é mais um motivo para o biscoito em si não ser muito açucarado. E sim, eu fiz uma casa de biscoito bem simples, decorada apenas com o glacê e um pouco de coco ralado. Mas você pode usar confetes, balas, granulado, suspiros… Tudo o que der na telha. Uma das tradições que andam junto com essas casas é justamente o ritual de enfeitar.

*quem prefere não usar clara de ovo crua pode optar pela clara pasteurizada, ou por outra receita de glacê. Substituindo a clara por água ou limão o glacê apenas demora mais pra secar. Também conheço quem use receitas de glacê feito com pó de chantilly, mas essa eu ainda não testei.

Muitas famílias deixam a casa de biscoito apenas montada e preparam várias vasilhas com doces; e aí é só deixar a criançada brincar enquanto finaliza a casinha. Que depois fica enfeitando a mesa até a hora que der vontade de comer. E falando em hora, a massa dura mais de uma semana guardada dentro de uma lata. Você pode guardar as placas sozinhas ou já enfeitadas. É só esperar o glacê secar bem, e quando ele estiver durinho guardar as placas com cuidado. Daí no dia é só montar e apresentar sua criação!

Casa de biscoito de gengibre – original aqui

100g de manteiga sem sal macia
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/4 xícara de mel
2 colheres sopa de leite
1 colher sopa de canela
1/2 colher chá de gengibre
1/2 colher chá de bicarbonato de sódio
2 xícaras de farinha de trigo
glacê:
1 clara de ovo
açúcar de confeiteiro

Sobre o molde: eu adaptei o molde da receita original para uma casinha mais simples, estilo chalé. Acredito que consegui reproduzir esse molde para a figura abaixo. É só imprimir e recortar conforme as instruções. A massa é mais que o suficiente para fazer uma casinha cuja lateral tenha 11 x 7cm e ainda sobra. Mas você pode adaptar o molde para fazer uma casinha pouco maior ou pouco menor sem problema.

casa de biscoito 2018

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme. Adicione o mel, o leite e os temperos e bate bem até ficar homogêneo. Misture o bicarbonato com a farinha e junte ao creme de manteiga. Misture bem e evite sovar a massa formada. Cubra com plástico e leve para a geladeira por 30min. Abra a massa sobre um papel manteiga polvilhado com farinha e corte as partes da casa. Volte para a geladeira por mais 30min para firmar bem. Leve ao forno aquecido a 200 por cerca de 15min, ou até que assem completamente.

Assim que retirar os biscoitos do forno acerte os cortes, usando os moldes e uma faca afiada Transfira para uma grade e deixe esfriar completamente antes de montar a casa. Enquanto isso faça a “cola”, que na verdade é glacê simples.

Apenas misture a clara com o açúcar até ficar com uma consistência parecida com cola mesmo. Transfira para um saco de confeiteiro com bico simples e fino. Prepare também um copo com um algodão molhado no fundo. Deixe o saco apoiado dentro do copo com a ponta do bico encostando no algodão para que o glacê não seque enquanto você não estiver usando.

Montagem

Escolha uma superfície onde montar a casa; eu usei um disco de isopor desses usados para confeitar bolos. E separe também alguns suportes para segurar as peças no lugar; pode ser copo, caneco, garrafa, o que funcionar pra você. Comece colocando a frente da casa de pé: passe um pouco de glacê por toda a parte de baixo, coloque na superfície escolhida e escore com os suportes. Espere uns 5min para que o glacê seque e coloque a primeira lateral. Passe o glacê na parte de baixo e ao longo das quinas que vão se encontrar entre a lateral e a parte da frente. Junte as duas, coloque suportes para segurar tudo no lugar e deixe secar. Repita essa operação com a outra lateral e, depois que secar, com o fundo da casa. Finalmente coloque o telhado. Nesse caso é melhor colocar os dois ao mesmo tempo para ter certeza de que a união dos dois está centralizada. Não esqueça de colocar suportes abaixo do telhado para que ele não escorregue.

Depois que sua casinha ficar de pé sem os suportes é só decorar como preferir. Eu usei apenas o glacê e um pouco de coco ralado para finalizar. Mas use o que achar mais bonito e gostoso.

—————————–
Em 2016: suspiros de natal