Pão sanfona de maçã com canela

Sanfona de maçã com canela, uma versão com perfume de inverno e sabor caramelado do pão que tá se tornando o meu favorito!

sanfona de maçã

O pão sanfona quem é de casa já conhece! Por aqui tivemos a versão doce com laranja, e a versão salgada com queijo e ervas, essa com direito a vídeo com o passo a passo e tudo. Quando vi essa versão de pão sanfona de maçã achei que era uma excelente ideia pra tentar aqui pro Cozinha.

Só que o mundo não é perfeito, claro. Foi uma bagunça e eu não tenho certeza se a culpa foi minha ou do método de montagem da receita. Explico: esses pães sanfona são do tipo recheado pré modelagem elaborada, algo parecido com a trança de Nutella, ou a trança amanteigada de nozes. Normalmente, com exceção da Nutella, esses pães são recheados da mesma forma: pincela manteiga na massa pra servir como cola; cobre com o recheio que normalmente é açúcar e mais alguma coisa ou queijo e mais alguma coisa; modela da forma elaborada que a receita pede.

Mas esse não é assim. O método original manda derreter a manteiga e o açúcar e deixar esfriar antes de pincelar na massa. Quando ele esfria endurece, então fica bem complicado. E pra usar quente ele escorre desesperadoramente. Dá pra fazer? Dá. Eu fiz dessa forma e o pão saiu e ficou uma delícia. Eu recomendaria? De jeito nenhum! Eu acredito que dá pra conseguir um resultado tão bom quanto com o outro método, que é bem mais fácil. Então resolvi colocar as duas formas na receita abaixo, e você escolhe qual você prefere fazer.

sanfona de maçã

Pão sanfona de maçã  – original aqui

50g de manteiga
1/3 xícara de leite
1/4 xícara de água
2 ovos
3 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar refinado
1/2 colher chá de sal
2 1/4 colheres chá de fermento biológico seco

Junte a manteiga com o leite e a água e leve ao fogo baixo até que a manteiga derreta; espere a mistura ficar morna antes de usar.
Em uma vasilha grande junte a farinha, o açúcar, o sal e o fermento e misture. Acrescente os ovos e a mistura líquida e comece a misturar. Quando não for possível misturar com a espátula, comece a sovar a massa, acrescentando o mínimo de farinha possível. Sove até conseguir uma massa lisa, então transfira para uma vasilha untada, cubra com um pano e deixe descansar por cerca de 1h, ou até dobrar de tamanho.

Passado o tempo de descanso, divida a massa em duas metades. Abra cada uma delas em uma superfície enfarinhada, formando um retângulo com cerca de 20 x 45cm. E recheie:

50g de manteiga
1 xícara de açúcar mascavo
2 colheres sopa de canela em pó
3 maçãs pequenas
limão

Descasque e fatie as maçãs, esprema 1 limão sobre elas e misture bem para que todas as fatias entrem em contato com o sumo do limão. Reserve.

Método 1: derreta a manteiga junto do açúcar e da canela, quando a mistura estiver homogênea desligue o fogo e deixe amornar antes de usar. Pincele essa mistura nos dois retângulos de massa e cubra com as fatias de maçã.

Método 2: misture o açúcar com a canela e reserve. Pincele a manteiga sobre os dois retângulos de massa, cubra com as maçãs e polvilhe o açúcar com canela por cima.

Com a massa coberta com o recheio corte cada retângulo ao meio no sentindo do comprimento, conseguindo assim 4 tiras de massa com 10cm de largura cada uma. Então corte cada tira em quadrados (ou retângulos) da mesma altura da sua forma. Empilhe esses quadrados e coloque-os em uma forma untada e enfarinhada. Cubra com um pano e deixe crescer por mais cerca de 1h. Então troque o pano por uma folha de papel alumínio e leve ao forno aquecido a 180C por 30min. Retire o papel e deixe no forno até dourar. Espere esfriar bem antes de desenformar.

Dica 1: essas medidas são para uma forma de bolo inglês de 30x10cm; para mudar o tamanho pense que o quadrado final deve ter um lado igual a largura da forma e outro igual a altura.

Dica 2: Caso tenha usado o método 1 de recheio e tenha sobrado um pouco da mistura de açúcar com canela, vale misturar um pouquinho de água e pincelar sobre o pão já assado.

Dica 3: quanto mais fina a fatia de maçã mais ela some no meio do pão assado; fatias mais grossas aparecem mais depois.

Dica 4: Ficou na dúvida de como montar o pão? Esse vídeo é do pão sanfona de queijo e a técnica de montagem é a mesma:

—————————-
Em 2015: Pudim fake de chocolate
Em 2016: Sangaree nº1