Dullahan, cerveja, whiskey e laranja

Dullahan, o cavaleiro sem cabeça original irlandês, ou um drink com whiskey, laranja e cerveja preta. Vem que eu conto essa história.

dullahan

Vamos lá, primeiro veio o drink e só depois a história do nome. Caçando bebidas temáticas para esse especial de Halloween me deparei com um drink chamado The Horsemans Head Cocktail. A tradução é estranha mas é como é chamado em inglês o Cavaleiro sem Cabeça. E durante os testes e as gravações esse era o nome temporário do drink.

Mas então eu assisti esse vídeo sobre o Dullahan. O nome não é muito familiar pra gente mas é como é chamado o Cavaleiro sem Cabeça da lenda original da Irlanda. Adorei o nome e a história e indico o vídeo pra quem não se importar ou com o vídeo em inglês ou com as legendas traduzidas automaticamente. Resumindo: o Dullahan é um cavaleiro sem cabeça que serve como presságio de morte.

E como as duas coisas se ligam? A receita original pedia um whiskey irlandês e a cerveja Guinness, também irlandesa. Achei uma ligação forte o bastante pra usar o nome da lenda original. Agora, eu (claro) não usei os ingredientes originais todos. O whiskey não é o mesmo, mas é o Jameson; irlandês bem suave. A verdade é que vale qualquer um que você gostar. E claro, a cerveja preta é a que você achar melhor, não precisa ser Guinness nada…

Dullahan – original aqui

1 dose de whiskey
100ml de laranja
1/2 dose de grenadine
cerveja preta

Junte a laranja com o whiskey e misture com algumas pedras de gelo por 30seg. Coe em um copo alto. Acrescente a grenadine, com cuidado para não misturar muito. Enche o copo com pedras de gelo, delicadamente. E complete com a cerveja preta.

———————————-
Em 2014: Babka de Canela
Em 2015: Suco Laranjão
Em 2018: Bombons Zoiúdos
Em 2019: Cheesecake de chocolate com minhocas