Margarita Espumante – drinks de natal

Margarita espumante é um versão bem festiva de um drink tradicional e super simples de fazer. E essa versão pode ser feita em pequenas doses ou pra casa toda!

margarita espumante

A margarita é um sour de tequila que já ganhou muitas versões, inclusive aqui no Cozinha com direito a laranja grelhada, abacaxi, melancia e até uma de chocolate! Mas a de hoje leva o tradicional limão e pra adoçar um licor de laranja. Bem simples. O diferencial é o espumante que completa o drink.

E claro que aí dá pra brincar um pouco e deixar o drink bem ao seu gosto. Como a margarita é um drink que puxa mais pro ácido você pode usar um espumante mais docinho se preferir um sabor mais suave. Ou algo mais seco se gostar de drinks menos açucarados. Dá até pra usar um rosé ou tinto se quiser.

E também dá pra usar diferentes tipos de espumante. Cada país dá um nome pro seu e desde os espumantes nacionais até o Lambrusco italiano ou um verdadeiro Champanhe, todos eles funcionam bem aqui. Embora eu possa imaginar muita gente tendo calafrios diante da ideia de usar um Champanhe verdadeiro pra qualquer coisa que não seja beber puro. Eu não saberia dizer se vale a pena ou não…

Finalmente, a questão da quantidade! A receita abaixo é o suficiente para duas taças de Margarita Espumante. Mas você pode fazer a mistura de margarita em maior quantidade e só ir dividindo entre as taças aos poucos e completando com o vinho escolhido. Uma dica sobre essa alteração é: a mesma receita mas medida em xícaras e não em doses costuma ser o suficiente pra dar cabo de uma garrafa de espumante.

Margarita Espumante – original aqui

1/2 dose de limão
1 dose de tequila
1/2 dose de Cointreau
Vinho Espumante – mais sobre ele no texto acima
sal e limão para as taças

Molhe as bordas as taças com limão e cubra com o sal. Em um copo junte o limão com a tequila e o Cointreau e algumas pedras de gelo e misture até gelar o líquido. Divida entre as duas taças preparadas e complete com o espumante logo antes de servir.

—————————–
Em 2014: Drink de Natal
Em 2017: Lebkuchen
Em 2019: Cookies de Gingerbread