Red Velvet de Natal – #cozinhadenatal

Red Velvet com uma decoração bem natalina mas super simples de fazer e que pede poucos ingredientes!

red velvet de natal

Eu escolhi o red velvet porque já tinha muito tempo que queria fazer um pro natal, mas a verdade é que esse tipo de decoração vai servir pra qualquer bolo que você escolha fazer. O tomilho pode pode virar qualquer outra erva delicada e que seja comestível claro. E as miçangas de açúcar podem ser bem pequeninas como as que eu usei, pra quase sumirem no meio do tomilho… Ou podem ser um pouco maiores pra aparecerem mais.

red velvet de natal

E agora que falei da decoração, vou partir pro ponto que causa mais polêmica quando vejo receitas de red velvet: usar ou não corante. Tradicionalmente (bem lá antigamente) o red velvet não teria corante. A reação do cacau em pó com a acidez do buttermilk (e do vinagre) geraria a cor mais avermelhada do bolo. Só que um bolo vermelhão chama muito mais atenção na vitrine da confeitaria do que um bolo castanho avermelhado. E com isso aos poucos os bolos foram ganhando um pouquinho de corante aqui e ali. E aí chegamos nos red velvet de hoje com essa cor vermelha Ferrari que mais parece um lápis de cor.

red velvet de natal

Tem quem condene o uso do corante. Tem quem procure alternativas naturais, usando beterraba por exemplo. E tem quem use corante sem problema. Eu sempre tenho um pé atrás com usar corante porque é sim um trem sintético que a gente tá comendo. Mas eu não como comida colorida toda semana, na verdade nem todo mês. Então uso sabendo que é só pra ocasiões especiais. E como já fiz a versão “vermelho lápis de cor” pra um Halloween passado, dessa vez preferi fazer uma versão mais branda, com pouco corante. Como eu disse no início do texto, essa ideia de decoração vale pra qualquer bolo. E você pode fazer essa mesma receita e ignorar o corante se preferir.

Por último, a velha dica do chocolate em pó versus cacau. Eu costumo usar esse chocolate em pó 50% que é metade cacau e metade açúcar e mais nada. Então se você tem cacau é só colocar metade da quantidade pedida de chocolate de cacau puro e completar a outra metade com açúcar!

bolo partido

Red Velvet de Natal

1 1/4 xícara de açúcar
2 2/3 xícara de farinha de trigo
1/3 xícara chocolate em pó
1/2 colher chá de fermento em pó
1 1/2 colher chá de bicarbonato
3 ovos
150g de manteiga derretida
330ml de buttermilk*
2 1/2 colher sopa de vinagre
corante vermelho líquido

1 xícara de calda de açúcar simples**

*para fazer o buttermilk misture 300ml de leite com 30ml de limão e deixe descasar 20min
**1 parte de açúcar + 1 parte de água fervidos juntos

Prepare 3 formas redondas de 15cm untando com óleo e forrando o fundo com papel manteiga untado também. Ligue o forno a 200C. Em uma vasilha misture o açúcar com a farinha, o chocolate, o fermento e o bicarbonato e reserve. Em outra vasilha bata os ovos até ficarem homogêneos. Junte o buttermilk, o vinagre e a manteiga e bata novamente até ficar homogêneo novamente. Adicione o corante conforme seu gosto. Para um bolo de tom mais brando deixe essa mistura rosa, para um bolo de tom bem vibrante deixe essa mistura num vermelho bem intenso. Junte os líquidos nos ingredientes secos e misture, novamente, apenas até ficar homogêneo. Divida a massa entre as formas e leve ao forno até que eles assem.

Espere os bolos esfriarem antes de desenformar. Corte os topos deixando os 3 retos e molhe todos com a calda. Leve para o congelador por 15min para que eles esfriem rapidamente. Enquanto isso prepare o recheio e a cobertura.

500g de cream cheese
200g de chocolate branco
1 xícara de açúcar de confeiteiro

Derreta o chocolate em banho-maria e deixe amornando. Enquanto isso bata o cream cheese para amaciar e então junte o açúcar e bata novamente até formar um creme. Então vá juntando o chocolate e batendo até ele ser totalmente incorporado.

Para montar o bolo espalhe cerca de 1/4 do creme sobre um disco de bolo, empilhe outro disco e cubra com mais 1/4 do creme, cubra com o terceiro bolo, de cabeça pra baixo. Cubra tudo com mais um pouco do creme, fazendo uma camada bem fina, apenas selando o bolo dentro do creme. Leve de volta pro congelador por mais 15min.

Cubra o bolo com o restante do creme, alisando com uma espátula (eu uso uma régua de plástico) pra deixar bem retinho. Eu fiz uma espiral no topo usando a ponta da espátula. Leve o bolo de volta pra geladeira por mais 1h antes de enfeitar.

Para deixar esse red velvet com cara de natal coloque ramos de tomilho no entorno do topo do bolo formando uma guirlanda. Cubra a base da lateral com confeitos brancos e finalize com algumas miçangas verdes, vermelhas e douradas junto do tomilho.

—————————-
Em 2014: Pão Noel
Em 2016: Raspadinha com Espumante
Em 2019: Bolo de Gingerbread