Pound cake da Sohla

Pound Cake é um bolo amanteigado que carregava no nome a própria receita, e que mudou muito ao longo do tempo!

pound cake

Um tequinho de história e medidas: o termo pound traduz como libra e equivale a 453g gramas; e o pound cake leva esse nome porque sua receita é 1 pound de cada um dos ingredientes: manteiga, farinha, açúcar e ovos. Dos idos de 1700, quando esse bolo começou a aparecer, até hoje ele já ganhou várias versões, muitas que não respeitam estritamente essa proporção de ingredientes.

Mas ainda assim continua sendo um bolo com uma alta proporção de ovos e manteiga. E isso resulta no que em inglês eles chamam de tight crumb. Isso quer dizer que quando a gente olha pra uma fatia do bolo as bolhas de ar são bem pequenas e juntinhas, o que dá uma aparência de uma coisa densa, compacta. Isso é apenas uma impressão já que esses bolos são bem leves na verdade!

A versão de hoje é a da Sohla, postada no food52, e tem algumas mudanças comuns, como a adição de fermento e baunilha, mas também outras que eu vejo menos como o uso de creme azedo e uma gema juntos dos ovos. O resultado é um bolo ainda mais leve e úmido, apesar da aparência compacta permanecer. Ele também é um pouco mais gorduroso do que eu estou acostumada, mesmo pra um bolo amanteigado. Não fica uma sensação “sebosa” na boca, nada disso. Eu senti mais nos dedos, depois de pegar uma fatia.

Pra quem tem costume de comer mais bolos a base de óleo, essa diferença pode ser ainda mais presente. Mas pra consome mais bolos amanteigados isso pode ser só preciosismo meu.

pound cake

Achei um bolo bem gostoso e bem rico, do tipo que a gente come uma fatia e já se sente satisfeita. E apesar da textura boa pra cortar não acho que usaria pra bolos confeitados. Ele me passa a sensação de se bastar sozinho. No entanto parece uma massa muito boa pra brincar com saborizações, como trocar parte da farinha por cacau ou trocar a baunilha por raspas de limão.

Por último, duas mudanças, uma intencional e outra não. Primeiro, eu usei creme azedo caseiro porque nunca vi a versão pronta pra vender por aqui. Eu fiz com creme de lata, sem soro, e limão e deixei o processo explicado nas notas da receita. Segundo, a lateral do bolo. Ela devia ser lisinha e com a mesma textura compacta do miolo, se eu tivesse esperado ele esfriar um pouco mais antes de tirar da forma. Não faça como eu, espere o bolo esfriar antes de desenformar.

pound cake

Pound Cake

Sabrina - CozinhaRoman

Ingredientes
  

  • 200 g manteiga
  • 1 1/4 xícara açúcar refinado
  • 1/2 colher chá fermento em pó
  • 1/2 colher chá sal
  • 3 ovos
  • 1 gema
  • 1/2 xícara creme azedo veja notas
  • 1 colher chá essência de baunilha
  • 1 1/2 xícara farinha de trigo

Instruções
 

  • Ligue o forno a 200C para ir aquecendo, e unte uma forma de 11x28cm (1,5L de volume).
  • Bata a manteiga com o açúcar até conseguir um creme fofo. Acrescente os ovos e a gema e bata bem para incorporar totalmente no creme.
  • Junte o creme azedo e a baunilha no creme de manteiga e bata novamente até ficar homogêneo. Em outra vasilha misture a farinha com o fermento e o sal, e vá acrescentando essa mistura ao creme e misturando até incorporar totalmente.
  • Transfira a massa para a forma preparada e passe uma espátula ou faca por ela algumas vezes para retirar possíveis bolhas. Também bata a forma na bancada para acertar a massa. Então leve para o forno até assar completamente.

Notas

Eu faço o creme azedo em casa misturando 1 lata de creme de leite, sem soro, com 1 colher sopa de limão. Forro uma peneira com um pano e coloco a mistura ali para escorrer o soro que vai se formar.
Você pode deixar na peneira apenas umas 2h antes de fazer o bolo ou fazer na noite anterior, deixar na geladeira, e retirar umas 2h antes de usar para voltar a temperatura ambiente.

————————————-
Em 2016: Pastel de Brigadeiro
Em 2018: Pastel de Chocolate com Nutella