Bolo Invertido de Peras – sem manteiga

O bolo branco simples ganhou uma cobertura de peras com caramelo!

Ou pelo menos devia ter ganho porque a linda da minha forma resolveu que não ia fechar direito e deixou metade do caramelo vazar no forno…. :/

Mas como ainda assim o bolo ficou uma delícia, e como mesmo sem peras e caramelo é sempre bom ter uma receita de bolo simples, hoje essa é a receita do Cozinha. Tudo começou com um episódio de The Good Wife e um certo bolo favorito do Seu Peter: bolo invertido de abacaxi. E não tinha abacaxi em casa mas tinhas umas peras dando sopa. A gente já mostrou um bolo com peras por aqui, lembra? Mas essa ideia do bolo invertido me conquistou rapidinho…

E pra dar emoção pra história era fim de semana e não tinha manteiga em casa e em nenhum comércio que estivesse aberto. Então bora fazer bolo e caramelo sem manteiga porque sem bolo a gente não fica! Acabou que ficou bom, um bolo bem fofinho e com o topo bem úmido do falso caramelo. E né, se alguém estiver sem manteiga em casa pode relaxar que dá pra fazer com óleo vegetal sem problema.

Bolo Invertido de Peras

4 colheres sopa de óleo
2 ovos
1/2 xícara de leite – integral
1 xícara de açúcar refinado
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 colher sopa de fermento em pó
2 peras
1/2 xícara de água
3/4 xícara de açúcar cristal

Misture o açúcar cristal com a água e leve ao fogo alto. Quando o açúcar derreter baixe o fogo e deixe apurando até que as bolhas comecem a ficar maiores e mais lentas. Não tem temperatura exata por aqui, eu só não deixei ficar dourado. Enquanto isso prepare uma forma de fundo falso, que com certeza não vaze: unte o fundo e as laterais. Forre o fundo com um disco de papel manteiga e unte novamente.

Corte as peras em gomos finos e disponha sobre todo o fundo da forma. Cubra com o caramelo e reserve. Prepare a massa misturando todos os ingredientes secos e depois juntando os líquidos. Essa é daquelas massas de bolo e vó sem muito segredo. Pode misturar bem até não ter nenhum grumo. Cubra as peras com a massa e leve ao forno até que a massa asse completamente. Espere amornar antes de desenformar, mas não espere até esfriar completamente ou pode ficar difícil tirar o papel manteiga das peras.

———————–

Em 2014: Grissini

Salvar

Salvar