Bombons de menta e limão – #cozinhadebruxa

Bombons de menta e limão com um pequeno detalhe especial pra esse Halloween: o formato de olhos!!
bombons de menta e limão

Esses bombons são um bom exemplo de equilíbrio de sabores! A refrescância da menta e do limão formam um contraponto exato para a doçura do chocolate branco. E a base do creme usado como recheio pode ser adaptada para qualquer tipo de sabor. Combinado com as possibilidades de chocolates diferentes na casquinha: infinitas opções de bombons!!

Isso porque a base é uma ganache de chocolate branco com leite saborizado. Então, no lugar de ferver folhas de hortelã, você pode usar qualquer outro saborizante que quiser. Um exemplo de combinação? Raspas de laranja no lugar da hortelã e chocolate meio amargo para a casquinha! Isso também acontece com o suco de limão e o licor. Na receita original eram duas colheres de limão, mas queria um sabor de menta mais forte e troquei uma por licor. Dá pra usar só limão, ou outra bebida qualquer!
bombons de menta e limão

Agora o charme mesmo é o formato né? O passo a passo pra montar esse olhão está na receita abaixo, mas aqui fica o detalhe da forma: é de bombom cereja! Você pode adaptar para formar  de círculo inteiro sem problema. Mas pra quem não tem nenhuma, essas de meio círculo são mais fáceis de encontrar, e normalmente mais baratas. E claro, você pode fazer bombons de menta no formato que quiser né?

Último detalhe: esse post já tá enorme, então foquei na montagem do bombom. Pra quem não tem experiência em temperagem de chocolate (e pra quem nunca ouviu falar nisso) tem um post completo AQUI. Lá tem como eu faço, como evitar erros e mais alguns links interessantes pra quem quer aprender.
bombons de menta e limão

Bombons de menta e limão – original aqui

1/2 xícara de leite
10 folhas de hortelã
150g chocolate branco
1 colher sopa de limão
1 colher sopa de licor de menta*
corantes preto, verde e branco (uso dióxido de titânio)
250g de chocolate branco – para a casquinha
Forminhas redondas ou meio círculo

*pode ser opcional, veja texto acima

Ferva o leite com as folhas de hortelã picadas. Assim que ferver desligue o fogo, e tampe a vasilha. Espere cerca de 5min. Enquanto isso derreta os 150g de chocolate branco. Coe o leite, descartando as folhas, e misture com o chocolate derretido, o limão e o licor. Quando tiver uma mistura homogênea leve para a geladeira para firmar.

Pra facilitar minha vida já coloquei o creme no saco de confeiteiro, com o bico fechado com um pregador, e fechei bem a parte de cima também. Mas se preferir você pode deixa-lo esfriar em uma vasilha e depois transferir para o saco, ou usar uma colher para rechear os bombons.

Enquanto o recheio esfria prepare as casquinhas: Divida o restante do chocolate branco em três partes: 20g, 50g e 180g. Tempere e adicione os corantes a cada uma individualmente, pra não ter confusão. Primeiro a menor parte: adicione corante preto e tempere o chocolate. Então faça pequenas bolinhas no centro de cada forminha e leve para a geladeira.

Derreta então a porção de 50g e se quiser adicione 1/4 colher chá de dióxido de titânio, mas é opcional já que o chocolate já é claro. Tempere o chocolate e faça círculos no fundo de cada forminha, cobrindo totalmente o chocolate preto. Volte com eles para a geladeira. Só então adicione o corante verde ao restante do chocolate e tempere. Preencha cada forminha com um pouco do chocolate verde e espalhe pelas laterais. Como a forma vai estar gelada o chocolate vai segurar mais fácil, só tenha certeza de cobrir toda a lateral de cada forminha. Daí é só voltar para a geladeira.

Quem tem o hábito de fazer bombons e tem outra técnica, fique a vontade pra contar nos comentários. Quanto mais jeitos melhor!

Deixe o chocolate secar totalmente e só então recheie com o creme de menta. Com o restante do chocolate cubra os bombons e retire o excesso com uma espátula (ou o lado liso de uma faca). Espere algumas horas para que tudo firme junto e só então desenforme seus bombons de menta e limão.

Dica: o chocolate está pronto para desenformar quando a forma fica opaca; isso quer dizer que ele já soltou da forma!

—————————–

Em 2014: Babka de canela
Em 2015: Suco laranjão

Salvar

Salvar

Salvar