Creme de ricota com chocolate

Ontem teve massa pra torta, hj tem recheio/cobertura pra tudo que quiser!

O post de hoje é rapidinho porque a receita também é: creme de ricota com chocolate! Eu já tinha descoberto que gostava das tais coberturas de queijo lá com o bolo red velvet, mas ainda não tinha me passado pela cabeça misturar chocolate. Enquanto isso encontrei essa receita de mousse de ricota com chocolate e resolvi experimentar. Acontece que de mousse a receita não tem nada, o resultado é um creme bem espesso que acaba ficando bem firme depois de gelado. Ou seja, ideal pra ser usado como recheio ou cobertura!

O sabor é uma delícia, podendo ficar mais doce ou mais intenso conforme o chocolate usado. Aqui usei o meio amargo, que é minha base de comparação quase sempre, e acho que já fica doce o suficiente pra balancear o sabor de queijo que já fica bem suave.
Tão gostoso que a primeira leva virou sobremesa pra comer de colher mesmo, quase não sobre pra usar em outras receitas…

Creme de ricota com chocolate – original aqui

1 3/4 xícara de ricota “desfiada”*
125g de chocolate meio amargo derretido
2 colheres sopa de açúcar de confeiteiro
leite o suficiente para bater

*Também conhecida como amassada com o garfo, esfarelada, destruída, etc

É possível bater esse creme tanto no liquidificador quanto no processador, dependendo do resultado final desejado e do equipamento disponível. Normalmente o processador vai bater mais fácil, por ser mais potente, mas o resultado vai ser um creme mais caroquento. Já o liquidificador pode apanhar um pouco pra conseguir bater o creme, mas o resultado é mais liso.

É só bater os ingredientes todos juntos, acrescentando o leite aos poucos, até formar um creme homogêneo. A quantidade de leite vai depender da textura desejada, lembrando que depois de gelado o creme endurece bastante.
Tem que guardar na geladeira, em pote tampado, mas pode deixar em temperatura ambiente umas duas horas antes de servir pra ficar mais macio.

——————————–
Em 2015: sugar cookies

Salvar

Salvar