Honeycomb, caramelo aerado feito de mel

Honeycomb é um tipo de caramelado super aerado, com diversas origens e diferentes nomes, mas sempre muito fácil de fazer!

honeycomb caseiro

Traduzindo honeycomb significa favo de mel, nome dado graças as cavidades que se formam nesse caramelo. Essas cavidade se formam quando o bicarbonato de sódio é adicionado e o caramelo começa a espumar loucamente. A ironia do nome é que, nas várias receitas que pesquisei, não tem mel nesse doce! Achei meio absurdo, principalmente porque um dos ingredientes é glucose de milho. Sabe aquele karo que povo coloca nas panquecas? Esse mesmo. Ingrediente que eu tenho o costume de substituir por, veja só, mel.

Nem preciso dizer que já estava resolvida a tentar um honeycomb de (redundância) mel. E pra isso fui atrás de uma receita que já estava namorando a bastante tempo. Tem mais de ano que vi um bolo de chocolate com honeycomb lá no The Cake Blog. A massa de chocolate virou até meu bolo de aniversário. Só que dessa vez resolvi pegar a receita do tal caramelo crocante e aerado. E segui a receita, praticamente, a risca; só mudando a glucose pra mel e pronto.

Mas isso não quer dizer que não dá pra mexer mais. Eu gostei do resultado final mas preferiria que ele não ficasse tão puxento. O que eu fiz é daqueles que grudam no dente pelas próximas semanas. Pra quem não gosta do puxa-puxa é só deixar o caramelo cozinhar mais; segundo o The Guardian, chegando a 150C antes de adicionar o bicarbonato já resulta num honeycomb menos puxento.

honeycomb de mel

Honeycomb de Mel – original aqui

1 xícara de açúcar
1/4 xícara de mel
3 colheres sopa de água
1/2 colher sopa de bicarbonato de sódio

Antes de tudo prepare uma forma forrando o fundo e as laterais com papel alumínio e untando o papel com óleo. Eu usei uma forma de cerca de 20x30cm, mas se quiser um honeycomb mais gordinho é só usar uma menor.

Misture o açúcar com o mel e a água e leve ao fogo médio em uma panela alta. Não misture mais enquanto estiver no fogo, apenas deixe cozinhando. Se a panela ficar com as laterais sujas pincele um pouco de água nas laterais para evitar que cristalize. Quando essa mistura atingir entre 148-150C retire do fogo. Imediatamente adicione o bicarbonato, já espalhando o quanto puder sobre o caramelo; misture rapidamente, apenas para que o bicarbonato seja incorporado. Tudo vai começar a espumar bastante, rapidamente transfira para a forma preparada e deixe esfriar e secar. Isso pode demorar entre 1h e 2h. Quando estiver frio é só quebrar e já pode comer!

—————————-

Em 2016: Cajuzinho