Lamingtons, bolinhos cobertos com chocolate e coco

Lamingtons são bolinhos amanteigados cobertos com uma casquinha de chocolate e coco ralado. E são do outro lado do mundo!

lamingtons

Ou pelo menos é isso que eu entendi quando li a receita original, postada em homenagem a um certo Dia da Austrália… Eu fiquei com a impressão de que esses lamingtons são a versão australiana do nosso bolo gelado. Afinal, bolo cortado em quadradinhos, coberto com chocolate e coco ralado é bolo gelado né?

Aparentemente não na Austrália. Não tinha nada falando em gelar o bolo antes de servir. Mas ó, já fica a primeira dica: deixe os lamingtons já prontos em uma vasilha (bem) tampada na geladeira de uma dia pro outro que eles ficam muito mais gostosos! E falando em dicas, a receita dizia pra fazer o bolo, deixar dormir de um dia pro outro no forno desligado e só então montar tudo.

Não faça isso; eu nem coloquei isso na minha versão ali embaixo. O bolo é bem amanteigado e com esse passo ele só fica seco, bem seco. E, não sei vocês mas, eu gosto de bolos úmidos, então essa de deixar bolo ficar secando pra ficar mais fácil banhar na calda não me pareceu boa coisa. É só deixar o bolo esfriar bem e pronto.

Outra dica é usar outro bolo, eu imagino que não tem uma lei dizendo que precisa ser esse bolo amanteigado. E outra dica ainda é rechear esse bolo! Um dia antes de escrever esse texto vi no instagram uma foto de lamingtons recheados com geleia de cereja. É pra morrer de vontade de fazer a receita de novo só pra testar…

Lamingtons – original aqui

1 1/4 xícara de farinha de trigo
2 colheres chá de fermento em pó
5 colheres sopa de amido de milho
200g de manteiga sem sal
1 xícara de açúcar refinado
3 ovos
125ml de leite

Prepare uma forma de cerca de 17x27cm untando e forrando o fundo com papel, e então untando o papel também.

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme. Vá adicionando os ovos e batendo a cada adição. Ainda batendo continue adicionando os demais ingredientes até todos estarem na massa e elas estar homogênea. Transfira a massa para a forma preparada e leve para assar em forno a 180C.

Depois do bolo assado, espere alguns minutos para esfriar totalmente e desenforme. Retire o papel e corte o bolo em quadradinhos. No meu caso foram 3x3cm porque essa era a altura do bolo. Mas tente não cortar muito maior do que isso.

1 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
100g de chocolate meio amargo
15g de manteiga
cerca de 90ml de leite
cerca de 100g de coco ralado

Derreta o chocolate junto da manteiga; você pode fazer isso em banho-maria ou com o fogo bem baixinho, o que achar melhor. Depois de tudo derretido, junte o açúcar e comece a misturar o leite aos poucos. É o leite que vai dar o ponto, então vá juntando aos poucos e misturando até conseguir uma calda com consistência boa pra cobrir os pedacinhos de bolo.

Vá banhando os bolos na calda, e então cobrindo com o coco ralado. Caso a calda engrosse é só esquentar de novo. Deixe os lamingtons secando sobre uma folha de papel manteiga e pronto.

—————————–
Em 2014: pão de abóbora
Em 2015: pato com laranja
Em 2016: quase magali