Mousse de capim cidreira com chocolate branco

Mousse de capim cidreira, ou capim limão, feito com base de chocolate branco. E de quebra ainda tem algumas dicas pra criar a sua própria sobremesa.

mousse de capim cidreira

Eu cismei que queria fazer uma mousse de capim cidreira, e é aqui que eu já faço uma pausa na história. O tal capim cidreira também é conhecido como capim limão. Ou capim santo. É um capim grandão bem aromático, caso você nunca tenha visto. E digamos que eu gosto bastante do sabor dele, como bem podem atestar o bolo, o brigadeiro e o suco com capim limão que já apareceram por aqui.

Continuando, eu cismei que queria a tal mousse, e fui pro google (mentira, pro ecosia) procurar alguma receita. Mas a maioria que encontrei eram essas mousses com gelatina, tipo aquela mousse de maracujá das antigas. E não era bem essa textura que eu tava querendo. Foi quando eu achei a musse de chocolate branco da Rita Lobo. Gostei da lista de ingredientes e achei que dava pra tacar um capim cidreira ali no meio.

O que eu fiz foi saborizar um pouco de leite e misturar na receita dela. A textura mudou um pouco, é claro, mas acabou que gostei bastante do resultado! E é aqui que vem a parte de você fazer a sua própria receita: troca o capim cidreira por outro ingrediente e pronto. Você pode trocar por algum chá ou tempero; pode trocar o leite e o capim por polpa de alguma fruta; pode trocar o chocolate por meio amargo e ainda assim saborizar com outra coisa… Enfim, dá pra ir inventando.

E agora fica outra dica, que talvez não sirva pra todo mundo. A receita original fala em uma lata de creme de leite sem o soro. E foi o que eu usei. E como não sou fã de ferver creme de lata, usei o leite para carregar o sabor. Mas, caso você tenha acesso a creme fresco, dá pra pular a parte do leite, ferver o creme com o capim, sem deixar reduzir tanto, e deixar esfriar antes de usar na receita.

Por fim o elefante branco na sala, pelo menos para algumas pessoas: ovos crus. Sim, essa receita leva gemas e claras que não são cozidas durante o processo. Eu sei que tem muita gente que se preocupa com isso, e não sou eu que vou dizer pra você ignorar suas preocupações. Eu sei de onde vem esses ovos, eles foram bem acondicionados e refrigerados, etc, etc, etc. Mas caso você não se sinta confortável usando ovos crus aí na sua casa, e não tenha acesso a ovos pasteurizados, existe uma opção. Só deixa eu fazer uma ressalva: essa ideia é baseada em conhecimento geral sobre cozinha, mas eu não testei nessa receita especificamente. Vamos lá:

Você pode misturar as gemas com o leite saborizado e, de preferência em banho maria, esquentar até que atinja 60C mexendo sempre pra não virar ovo mexido. Então misturar essa gemada no creme de leite, e isso no chocolate derretido. Para as claras é a mesma coisa: mistura primeiro com o açúcar e então leva ao banho-maria, mexendo sempre, até atingir 60C. Então tira do fogo e bate até atingir o ponto.

Mousse de Capim Cidreira – inspirado aqui

1/2 xícara de leite
10 folhas de capim cidreira
1 lata de creme de leite sem soro
200g de chocolate branco
3 ovos – separe claras e gemas
1/2 xícara de açúcar

Pique as folhas de capim cidreira e leve ao fogo baixo junto do leite; deixe ferver até reduzir a 1/4 xícara. Retire do fogo, coe e deixe amornar um pouco. Misture o leite saborizado com o creme de leite e reserve.

Derreta o chocolate branco em banho-maria; retire do calor e misture as gemas, batendo rapidamente. A mistura vai ficar com uma textura estranha no começo, mas continue batendo até que ela fique lisa. Então junte o creme de leite saborizado e misture até ficar homogêneo. e reserve.

Em outra tigela bata as 3 claras até que elas atinjam o ponto de picos moles, então comece a acrescentar o açúcar e continue batendo até conseguir um merengue. Adicione 1/3 desse merengue na mistura de chocolate e misture bem. Adicione mais 1/3 e misture delicadamente. E por fim adicione o 1/3 restante e misture muito delicadamente, sempre elevando a mistura e tentando não “amassar” para que ela não perca ar.

Divida em tacinhas individuais, ou transfira para a tigela onde for servir, e leve para a geladeira por algumas horas. Antes de servir cubra com um pouco de raspas de chocolate branco.

—————————–
Em 2014: Bolo de abóbora
Em 2015: Couve-flor gratinada