Cheesecake chocolate com minhocas #cozinhadebruxa

Minhocas na sobremesa? Essa receita junta a delícia da cheesecake de chocolate, um pouco de artesanato e alguns sustos!

minhocas na cheesecake

A ideia é bem simples: um bolo gostoso, uma cobertura que pareça terra e algumas minhocas de mentira. E pronto, com essa estrutura você tem uma sobremesa gostosa e que vai fazer bonito (ou seria horripilante?) na mesa especial para a festa das bruxas.

Só que eu resolvi substituir o bolo por essa cheesecake de chocolate da Arthur Flour, que eu já queria testar tempos atrás. É uma receita pequena, com apenas 13cm de diâmetro, mas densa e com vários sabores. A casquinha de biscoito é docinha e firme, o creme de queijo é quase que sem doce mas com sabor forte de chocolate. Já a cobertura é bem docinha e completa tudo muito bem.

minhocas na cheesecake

Eu fiz algumas trocas, como o cream cheese virar ricota, e deu o que sempre dá: uma massa mais densa e menos cremosa. Então acho que dá pra fazer com qualquer um dos dois, depende unicamente das suas possibilidades e vontades. Eu não tinha cream cheese e queria uma cheesecake e a ricota possibilitou isso. Só é preciso atentar para processar muito bem, e não deixar nenhum pedacinho de ricota inteiro; como ela não derrete no forno qualquer pedaço maior vai aparecer no resultado final. Mas se você tem, e prefere um recheio mais cremoso, vá de cream cheese.

Já ouvi falar que dá pra usar queijo cottage nesse tipo de receita, mas ainda não testei. Alguém aí já experimentou??

Agora, algumas dicas extras: não se preocupe com o álcool usado para pintar as minhocas de goma. Ele evapora e não deixa rastro. Tenha paciência na hora de pintar, porque a tinta não pega em todo o doce de uma vez e é preciso sim repintar várias vezes. E se você preferir, vale suar as minhocas de gelatina que eu já fiz em Halloweens passados. Elas são bem gostosas também e aguentam esse tipo de coisa. Fora que não precisa pintar. E por último aqui mas em primeiro na receita: coloque uma assadeira embaixo da forma! A massa de biscoito tem muita manteiga e parte pode vazar quando derreter e sujar seu forno todo; melhor sujar uma assadeira.

E não esquece: se fizer algumas dessas receitas, tira uma foto e marca com a #cozinhadebruxa em qualquer rede social! =)

minhocas na cheesecake

Cheesecake de chocolate – original aqui

130g de biscoito de chocolate recheado
60g de manteiga sem sal
1/4 xícara leite
170g de chocolate meio amargo
340g ricota ou cream cheese
1/2 xícara açúcar
2 ovos
1 colher sopa farinha de trigo

Triture os biscoitos até que eles fiquem parecendo uma farinha grossa. Derreta a manteiga e misture com os biscoitos. Espalhe essa mistura no fundo de uma forma de 13cm de diâmetro (fundo falso facilita sua vida depois) e aperte bem. Coloque essa forma sobre uma assadeira maior e leve ao forno a 200C por 15min.

Junte o chocolate com o leite e leve ao banho maria até tudo derreter e reserve. Processe a ricota até que ela forme um creme liso e homogêneo; pule essa parte se estiver usando o cream cheese. Em uma tigela misture a ricota (ou o cream cheese) com o açúcar até ele ser totalmente incorporado. Adicione os ovos e misture até conseguir um creme mais leve e então junte a farinha e misture bem. Por último misture o chocolate com o leite e transfira esse creme para a forma com a base de biscoito.

Volte com a forma para o forno, agora a 200C por cerca de 45min, ou até a cheesecake ter a consistência parecida com a de um pudim. Então desligue o forno, deixe a porta entreaberta e deixe ela lá dentro por 1h. Isso vai impedir ela de rachar. Finalmente, leve a cheesecake para a geladeira até a hora de montar.

Montagem

50g chocolate
50g creme de leite
cerca de 4 biscoitos de chocolate recheados
minhocas de goma
corantes em pó vermelho, branco e verde
álcool transparente – vodka, cachaça, rum, etc

Derreta o chocolate e misture com o creme de leite para formar uma ganache. Você pode fazer isso com antecedência de até 2 dias. Triture os biscoitos da mesma forma que para fazer a cheesecake.

Para as minhocas misture os corantes na proporção 1 verde para 3 vermelho para 6 branco, mais ou menos. Adicione um pouco de álcool, algumas gotas de cada vez, ate conseguir um líquido não muito ralo. Ajuste a cor para a sua preferência,mas lembre que ela clareia quando seca. Pinte as minhocas de goma, deixe a “tinta” secar e passe nova demão onde precisar. Repita quantas vezes for necessário até elas estarem totalmente pintadas. Deixe secar bem antes de montar a cheesecake.

Retire a cheesecake da forma e coloque no prato em que for servir. Cubra o topo com a ganache e espalhe o biscoito triturado por cima. Por último, coloque as minhocas por cima do biscoito da forma que preferir e sirva em seguida.

——————————
Em 2014: Babka de canela
Em 2015: Suco laranjão
Em 2017: Bombons Zoiudos de menta e limão