Guiozas de porco com repolho

Guiozas são uma espécie de pasteizinhos originários da China, que pode ter vários recheios e ser frito ou cozido. E essa é só uma versão deles.

guiozas

Então comecemos com um pouco de história, que eu gosto bastante. Os jiaozi, ou guiozas que é como a gente chama aqui, são um punhado de carne e/ou legumes envolto em uma massa bem fininha, que é selada e modelada para então ser cozida e/ou frita. Eles são um prato típico chinês que se espalhou pela Ásia e acabou sendo apreciado no mundo todo. Aqui, ele ganhou mais fama com os restaurantes japoneses, eu acho.

Se você já viu o nome wonton saiba que são coisas diferentes feitas com massas diferentes.

E esses guiozas são baseados nas receitas do Chopstick Chronicles, em duas receitas pra ser mais exata. A primeira vez que experimentei foi quando achei o post com a receita da massa. Improvisei desfiando um pernil cozido que tinha sobrado do almoço e refogando um repolho junto. Ficou uma delícia e fui atrás de um recheio mais tradicional. Acabei achando outro post no mesmo site de uns tais “guiozas de saia”. Eles são fritos com uma mistura de água e amido de milho que forma uma casquinha ao redor de cada pastelzinho.

guiozas

Não foi dessa vez que experimentei a saia, mas gostei do recheio e é uma ligeira adaptação que virou o post de hoje. As duas principais mudanças foram  a cebolinha da original virar mais repolho, e o óleo de gergelim virar óleo de soja mesmo. Você pode trocar metade do repolho por cebolinha picada, e usar qualquer óleo que achar que vai combinar no recheio. Aliás, ainda falando em mudanças: se você não gosta de gengibre pode ignorar ele; não é necessário pra receita dar certo e o sabor é bem presente sim. Como eu acho que combina muito com carne de porco, fiquei bem feliz com ele no recheio.

Finalmente as dicas: eu sei que dois descansos na massa podem parecer exagero. Mas eles são necessários para que ela fique bem fácil de trabalhar e dê pra abrir bem fininha. E essa quantidade de massa, cortada com cerca de 11cm de diâmetro rendeu pra mim uns 30 guiozas. Isso pode variar um pouquinho, dependendo justamente da espessura da massa. E um conselho final: não estressa com as dobrinhas na hora de fechar. O importante é fechar o guioza para que o recheio não escape; as dobrinhas a gente vai aprendendo na prática mesmo. E como eu sempre digo nos vídeos: qualquer dúvida é só chamar que a gente conversa!

Guiozas de Porco com Repolho

Massa – original aqui

3 xícaras de farinha de trigo
1 pitada generosa de sal
200ml de água fervendo
2 colheres sopa de óleo

Misture a farinha com o sal; acrescente o óleo e a água e misture apenas até conseguir uma massa coesa. Cubra com plástico encostando na massa e deixe descansar em temperatura ambiente por 30min. Passado esse tempo sove a massa até que ela fique lisa e elástica. Então cubra novamente com o plástico e deixe descansar por mais 30min. Finalmente divida a massa em 4 partes, deixe 3 cobertas com o plástico e trabalhe com a outra. Abra a massa com um rolo, em uma bancada não enfarinhada, até que ela fique com cerca de 1-2mm de espessura. Corte círculos com cerca de 11cm de diâmetro e eles estão prontos para serem recheados.

Recheio – original aqui

300g de pernil de porco moído
2 xícaras de repolho picado
1 colher sopa de molho de soja
1 colher sopa de óleo
1 colher sopa de gengibre ralado
1 colher chá de sal

Misture muito bem todos os ingredientes e deixe tampado na geladeira até a hora de usar.

Montagem

Coloque uma colher sopa de recheio no centro de um disco de massa. Dobre ao meio apertando as bordas para selar bem. Então pegue uma ponta e vá dobrando a borda sobre ela mesma, formando um babado, apertando bem a cada dobra para que a massa cole nela mesma. No vídeo mostra direitinho esse movimento. Faça isso com todos os discos de massa, e vá deixando os gyozas montados em uma travessa polvilhada com farinha de trigo.

Aqueça uma frigideira anti aderente untada com óleo, coloque os pasteizinhos na frigideira e deixe em fogo médio até que o fundo doure. Então baixe o fogo, acrescente cerca de 1/4 xícara de água e tampe para que eles cozinhem no vapor. Quando o vapor secar destampe e deixe que eles acabem de dourar. Sirva em seguida.

——————————–
Em 2015: Pipoca com chocolate e limão
Em 2016: Taça improvisada de chocolate
Em 2019: Pretzel grandão